Envenenamento de animais gera alerta em Schroeder, e comunidade instala faixa de conscientização
Geral
Publicado em 21/01/2025

O início de 2025 foi marcado por novos casos de envenenamento de animais no bairro Schroeder I, gerando grande preocupação entre os moradores. Diante dessa situação, a comunidade decidiu agir para promover a conscientização e combater os maus-tratos.

Por meio de uma vakinha organizada pelos moradores, foi possível arrecadar fundos para instalar uma faixa na Rua Alberto Jacobi, com orientações sobre como denunciar casos de envenenamento de animais.

Além disso, um grupo no WhatsApp, chamado "Juntos pela Causa Animal", reúne moradores que compartilham informações, orientações e denúncias, as quais são encaminhadas à Polícia Militar.

A protetora Paty explica que o grupo conta com 40 participantes, incluindo Rutinha, conhecida protetora pet de Schroeder.

 

"Estamos com uma campanha para identificar e responsabilizar o culpado pelos envenenamentos, que não atingem apenas animais de rua, mas também aqueles que possuem donos e estão dentro de seus próprios quintais", explicou.

Em um vídeo divulgado pela comunidade, são relatados pelo menos 11 casos recentes na localidade.



O que diz a lei

De acordo com o artigo 32 da Lei nº 9.605/1998, é crime praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

 

"Quando se tratar de cão ou gato, a pena pode variar entre 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição de guarda. Em casos onde ocorre a morte do animal, a pena é aumentada de um sexto a um terço", determina a legislação.

A Teoria do Elo

A Teoria do Elo destaca a conexão entre a violência contra animais e a violência contra humanos. Estudos indicam que 71% dos agressores de animais também cometem crimes contra pessoas, como abuso infantil e violência doméstica.

Essa relação reforça a importância de denunciar maus-tratos a animais, não apenas para protegê-los, mas também como uma estratégia para prevenir outros tipos de violência na sociedade.

Como denunciar

Denúncias de maus-tratos podem ser feitas pelo telefone 181 ou pelo site www.pc.sc.gov.br.

Denunciar é um ato de cidadania e pode salvar vidas. Faça sua parte!

Comentários