07:00 - 08:00
Jornal da 87 com Gabriel JR e Marlon FiebigJornal da 87 com Gabriel JR e Marlon Fiebig
COMEÇA EM BREVE
Super Manha 87 com Gabriel JuniorSuper Manha 87 com Gabriel Junior
Offline
Núcleo de Desenvolvimento de Santa Luzia conclui primeira fase das atividades com apoio do Sebrae
Publicado em 12/12/2024 17:57
Geral

Sob intermédio do Sebrae Jaraguá do Sul, foi concluída a primeira fase das atividades do Núcleo de Desenvolvimento e Proteção Social Santa Luzia, iniciada neste último trimestre de 2024.

A iniciativa, parte do Projeto SC Cidade Empreendedora - Inclusão Socioprodutiva, tem como meta transformar o bairro jaraguaense de Santa Luzia em um modelo de inclusão social, geração de renda e empoderamento comunitário. Para marcar a conclusão, os participantes promoveram uma reunião de encerramento no dia 4 de dezembro, com a entrega do plano de mudanças.

A etapa inicial dos trabalhos trouxe importantes resultados, como o mapeamento de lideranças locais, a estruturação da governança comunitária e o planejamento de atividades futuras.

Já para 2025, estão previstas novas capacitações e esforços para a valorização da identidade local, rumo a implementação de projetos estruturantes.

Conforme explica a analista de negócios do Sebrae Jaraguá do Sul, Zenilde Balsanelli, a intenção dos trabalhos é desenvolver as potencialidades locais para tornar o bairro mais integrado, mais acessível e economicamente mais sustentável.

 

"É uma proposta que demonstra o valor de parcerias estratégicas e do planejamento participativo como ferramentas para enfrentar desafios e promover uma transformação significativa na qualidade de vida das pessoas", coloca.

O projeto utiliza a Teoria da Mudança (ToC) como metodologia principal, uma abordagem estratégica que auxilia na identificação dos problemas, definição de objetivos e estabelecimento de indicadores de progresso.

O modelo permitiu um planejamento flexível e participativo, gerando ações alinhadas às necessidades locais e buscando avanços sustentáveis e inclusivos.

Desde o início, foram realizadas parcerias com instituições como o Instituto Malwee, igrejas e outros agentes locais para escutar as demandas da comunidade e propor soluções.

Durante os encontros, desafios como a falta de transporte, espaços de lazer e oportunidades de trabalho foram destacados como prioridades.

Para enfrentar essas questões, através do Núcleo foram criados três Grupos de Trabalho (GTs): Acessos Básicos, voltado para melhorias em transporte, saúde e educação; Pertencimento Comunitário, para promover eventos e reforçar a identidade local; e Geração de Renda, com foco no empreendedorismo em setores como o têxtil, a agroindústria e o turismo regenerativo.

Com os resultados alcançados até agora, a expectativa é que 2025 seja um ano de consolidação das ações, com novos avanços na geração de renda e no fortalecimento das relações comunitárias.

Comentários
Carregando comentários...