Na edição deste ano da Schützenfest, o concurso para eleger a Rainha da festa contará com 17 representantes das sociedades de tiro.
As candidatas serão avaliadas em critérios como beleza facial, comunicação e expressão verbal, simpatia, elegância e desenvoltura de passarela, com notas de cinco a dez.
As eleitas como rainha e princesas representarão a cultura e as tradições da Schützenfest ao longo do próximo ano, promovendo a Maior Festa dos Atiradores do Brasil e mantendo viva a essência dessa celebração.
CONFIRA AS CANDIDATAS DESTE ANO
Alexsandra Christine Anton (ARC Rio da Luz/Salão Barg)
Ana Cristina Gramm (SER Hansa Humboldt)
Anna Leticia Hornburg (SER Aliança)
Casília Alice Horst (SDR Rio da Luz II - Centenário)
Gabriela Fernanda Duwe (CA Baependi)
Gabrielle Letícia Minatti (SER Bandeirantes)
Kamila Maria Nimet (SA Independência)
Lavínia Raduenz (SRD 25 de Julho)
Layra Roberta Horwarth (AER Vierense)
Mariana Dalcanali (ADR Amizade)
Rayane Zanini Amaro (SER Guarany)
Stefany Lara Pereira (ADA Guaramirim)
Tainá Castanheira Batisti (CCT Bracinho)
Tainara Luana Mohr (SER Alvorada)
Tayná Marieli Werner (SA Ribeirão Grande da Luz)
Thays Wischral (ART Rio Camarada)
Vanessa Kamke (SR Vitória Rio da Luz)
Alegria é o principal alvo das majestades da beleza
Recentemente formada em Biomedicina, a jovem Júlia Mohr Ewald, então com 21 anos, irá comandar a festa este ano ao lado de Júlia Emmendörfer Régis (1ª Princesa) e Camila Maas (2ª Princesa).
"Era um sonho que eu cultivava desde criança, mas sempre pareceu muito distante. No entanto, no ano passado, tudo aconteceu de forma muito rápida. Decidi, com o apoio da minha família, concorrer na minha sociedade Centenário, pensando no meu crescimento pessoal e em entender até onde eu conseguiria ir para me auto desafiar. No final, juntou esse desafio com o amor que eu tenho pela cultura e pela nossa tradição e deu certo!", relembrou Júlia.
Para estas jovens, ser da Realeza da Schützenfest é um misto de sonho e realização pessoal, mas por outro lado representa muito trabalho, que é superado pelo amor às tradições do tiro ao alvo, à sociedade que cada uma representa e principalmente à própria Schützenfest.
Durante um ano, rainha e princesas são as porta-vozes da cultura e das tradições da Maior Festa dos Atiradores do Brasil.
"Ser Rainha da Schützenfest é um orgulho que não cabe no peito! É uma honra representar uma festa que carrega a união de anos de história, cultura e desenvolvimento. Mas principalmente carregar junto com a faixa e a coroa, um pouquinho de cada pessoa que faz a nossa festa ser o que ela é! Desde as pessoas que se dedicam na organização, os que trabalham durante a festa para oferecer sempre a melhor experiência e principalmente os visitantes que enchem os nossos pavilhões de alegria", completou a jovem soberana da festa.
Simbolismo
Segundo a historiadora do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, Silvia Regina Toassi Kita, as figuras das majestades da Festa dos Atiradores tem toda uma simbologia que remete aos primeiros colonizadores do município.
"Na Schützenfest as Majestades da Beleza realizam as atividades de divulgação da festa, por isso devem ter amplo conhecimento sobre a tradição que representam, levando nossa História e cultura aos visitantes. São escolhidas entre as rainhas das sociedades participantes, através de critérios específicos, ressaltando a tradição e cultura das sociedades de atiradores."