Schroeder faz história e elege quatro mulheres para a Câmara de Vereadores
Política
Publicado em 08/10/2024

O município de Schroeder deu um passo significativo para a representatividade feminina ao eleger quatro mulheres para a Câmara de Vereadoras nesta eleição. O número é quatro vezes maior que na última eleição, em que apenas uma vereadora foi eleita.

As novas representantes são Kauana Peschke Lange; Ana Claudia Locilha de Oliveira (Ana Leon); Scheila Emilene Engelmann Ewald (Scheila da Farmácia); e Rosamira Karsten (Muka).

Ana Leon (MDB), com 321 votos, se destaca como a primeira mulher a ser reeleita na história de Schroeder. Em um agradecimento emocionado, ela celebrou:

 

"Que orgulho! Primeira mulher reeleita em Schroeder, e isso é graças a VOCÊS! Meu coração é só gratidão! Podem confiar que vou continuar fazendo meu melhor, e juntos, continuaremos a construir uma comunidade ainda melhor!"

Kauana Peschke Lange (PP), que obteve 331 votos, também expressou seu agradecimento:
 

"Agradeço a Deus por ter me ouvido em todas as orações. Agradeço a você, eleitor, por confiar na minha competência e à minha família e amigos que se mantiveram firmes até o final da campanha."

Scheila Da Farmácia (PL), eleita com 269 votos, compartilhou sua gratidão:

 

"Cada voto representa confiança, esperança e a certeza de que juntos podemos construir um futuro melhor para nossa cidade. Agora, começa uma nova fase de muito trabalho e dedicação, e estarei sempre à disposição para ouvir e lutar pelos interesses da nossa comunidade. Vamos juntos, por uma cidade mais justa e próspera!"

Muka (PP), que recebeu 262 votos, celebrou o resultado e reforçou seu compromisso com o mandato:
 

"Estou muito feliz pela vitória nas urnas. Fizemos política de verdade, não politicagem. Agradeço de coração a cada um de vocês. Vamos trabalhar, sim! Tenho plena consciência do compromisso que estou assumindo e, com certeza, vou dar o meu melhor."

 

No PP, inclusive, as três candidaturas mais votadas nesta eleição foram de mulheres, e duas ocuparão assentos no legislativo. O PSDB não elegeu mulheres, mas a primeira suplente é feminina.

Ao longo da história, Schroeder já teve outras cinco mulheres no legislativo municipal: Janaina Bucci e Marina Fernandes (2017-2020), Maria de Lourdes Steilein Schewinski e Norma Maas Stricker (2005-2008), e Darli Bernardi (2001-2004).

As eleitas desta vez fortalecem o caminho para a participação feminina na política e destacam o avanço da representatividade na cidade.

Comentários