Hospital de Guaramirim mantém atenção à Saúde Mental para além do Setembro Amarelo
Geral
Publicado em 29/09/2024

Os últimos dias da campanha Setembro Amarelo, que conscientiza sobre o papel da saúde mental para o bem-estar das pessoas, fazem lembrar da importância de manter o assunto em pauta nos demais meses do ano.

Atuando pela resolutividade dos casos de sofrimento psíquico, o Santé - Hospital Santo Antônio, em Guaramirim, vem se tornando uma referência com seu recém implantado Ambulatório de Saúde Mental, um serviço que muitas cidades de Santa Catarina ainda não possuem.

Desde o mês de agosto, o ambulatório expandiu sua atuação também pelo SUS, atendendo à demanda por tratamento e se consolidando como um importante ponto de apoio para os moradores de Guaramirim que buscam assistência especializada.

Uma pesquisa trazida pelo Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina, aponta uma realidade desafiadora: 81% dos municípios catarinenses não têm protocolo para gerenciar riscos de suicídio, 61% não possuem Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), 70% registraram falta de algum medicamento para tratamento de doenças associadas e 82% têm dificuldades em disponibilizar vagas para internação.

O ambulatório do HSA-Santé veio como solução a algumas destas dificuldades encontradas em nível regional - em especial, as vagas para internação psiquiátrica, passando a oferecer a assistência adequada enquanto os pacientes aguardam vagas em centros de referência.

A demora para viabilização de internação pela central de regulação, assim como a dificuldade de acompanhamento ambulatorial com o psiquiatra na rede básica de saúde, motivaram a gestão do hospital a desenvolver uma alternativa para minimizar o tempo de espera e garantir que os pacientes recebessem o suporte necessário.

O Ambulatório, criado em abril deste ano, já vem se destacando como case pelo suporte à saúde emocional e mental dos moradores. O sucesso do trabalho chamou inclusive a atenção da equipe técnica de Saúde Mental de Florianópolis, que prestou uma visita técnica à instituição no mês de junho.

Com uma equipe altamente qualificada, liderada pela Dra. Talita Angeoleti Buss e pelos especialistas Dr. Dedi Alves Ferreira Neto e Dr. Renato Koprik Ostapiuk, os serviços do ambulatório focam em um atendimento humanizado e resolutivo. A atuação em convênio com o SUS, iniciado em julho e efetivado em agosto, ampliou a oferta de consultas.

São 20 atendimentos mensais direcionados à secretaria municipal de saúde de Guaramirim e agendados, de forma regulada, através do sistema Olostech, possibilitando o acompanhamento também de pacientes acompanhados na instituição, sem a necessidade de transferência.

O atendimento no ambulatório é personalizado, com consultas de 45 minutos e retorno em 15 dias, garantindo que os pacientes recebam o acompanhamento adequado. Para aqueles que precisam de internação, o fluxo de atendimento é simples: após serem encaminhados ao Pronto Socorro do Santé-HSA, os pacientes passam por internação clínica e avaliação dos especialistas.

Caso necessário, são inseridos na fila de espera por leitos psiquiátricos ou mantidos internados, para ajuste medicamentoso. De acordo com o diretor geral do Santé-HSA, Thiago Furtado, a garantia do direito universal à saúde também inclui o cuidado pleno com a saúde mental.

“Temos o intuito de atender as pessoas com qualidade e não poderíamos deixar de pensar no atendimento à saúde mental dos nossos pacientes. Por isso, queremos que a comunidade saiba que aqui pode buscar apoio, escuta qualificada e profissionalismo”, ressalta Furtado.

O trabalho conjunto entre o Santé-HSA e o CAPS de Guaramirim garante que os pacientes sejam acompanhados durante todo o processo, desde a internação até o retorno ao convívio familiar, com a segurança de que suas condições estão sendo monitoradas de perto por profissionais qualificados.

Essa abordagem holística coloca o ambulatório como uma referência na promoção da saúde mental, oferecendo não só tratamentos, mas dignidade e acolhimento. Dr. Dedi compara a jornada dos pacientes à de uma semente: uma vez plantada, precisa de cuidado constante, com atenção e avaliação diária, para crescer e florescer.

Segundo ele, a colheita desses frutos está diretamente ligada ao comprometimento da equipe. "No Santé-HSA, estamos buscando fazer mesmo a diferença na saúde mental em Guaramirim", conclui o médico.

Comentários