O primeiro caso confirmado de dengue em Schroeder neste ano é de um homem de 24 anos, morador do bairro Braço do Sul. A notificação ocorreu no dia 30 de janeiro de 2025.
O paciente esteve em viagem e apresentou sintomas após retornar. Ele não precisou de internação e, pelas investigações, trata-se de um caso importado de Jaraguá do Sul, já que não há registros de focos do mosquito transmissor próximo à residência.
"É importante frisar que o paciente não contraiu dengue dentro do município", ressalta o secretário de Saúde, Adrailton Zuse, acrescentando que não há casos autóctones na cidade.
Casos autóctones de dengue são aqueles em que a pessoa contrai a doença dentro do próprio município, ou seja, a infecção ocorre por meio da picada de um mosquito Aedes aegypti infectado na mesma cidade onde a pessoa reside.
Já os casos importados são aqueles em que a pessoa adquire a doença em outro município ou região e manifesta os sintomas após retornar para sua cidade de residência.
No caso registrado em Schroeder, a investigação indicou que a infecção ocorreu em Jaraguá do Sul, o que classifica o caso como importado e não autóctone.
O secretário de Saúde reforça a importância da prevenção e pede à população que elimine possíveis criadouros do Aedes aegypti.
O que você pode fazer para ajudar?
- Elimine objetos que possam acumular água parada
- Mantenha caixas d'água, tonéis e reservatórios bem fechados
- Limpe calhas, ralos e quintais regularmente
- Receba e colabore com os agentes de endemias e agentes comunitários de saúde
Alerta sobre a situação da dengue
Nas primeiras semanas do ano passado foram registrados 38 casos suspeitos e 10 focos do mosquito Aedes aegypti, agora, em 2025, esses números triplicaram, com 109 notificações e 28 focos, além de um caso confirmado de dengue no município.
No dia 31 de janeiro, a Regional de Saúde comunicou oficialmente que dois bairros estão considerados "infestados" pelo Aedes aegypti: Centro Norte e Sossego.
Fique atento aos sintomas da dengue
Febre alta, dor no corpo, manchas vermelhas na pele e cansaço extremo são sinais de alerta. Se você apresentar esses sintomas, procure imediatamente uma unidade de saúde.