O prefeito de Schroeder, Jair Bridaroli, e o secretário de Saúde, Adrailton Zuse, participaram na quinta-feira (13), em Jaraguá do Sul, do lançamento do projeto Saúde Redes.
A iniciativa busca qualificar gestores e equipes técnicas dos sete municípios do Vale do Itapocu para a reorganização da rede de atenção, aprimorando a governança regional e fortalecendo o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto conta com a parceria do Hospital Sírio-Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Conselho de Secretários Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC) e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS).
O evento reuniu prefeitos, secretários de Saúde e equipes técnicas da região.
A gerente de Gestão Estratégica de Políticas Públicas em Saúde, Joyce Ribeiro Bueno, destacou que o projeto terá duração de 12 meses e prevê reuniões mensais entre gestores municipais e profissionais do Hospital Sírio-Libanês.
O objetivo é otimizar processos e reorganizar o funcionamento da rede de atendimento do SUS, garantindo um serviço mais eficiente para a população.
No triênio 2024-2026, o projeto abrangerá até 22 regiões de saúde, sendo 10 acompanhadas pelo Hospital Sírio-Libanês e 12 pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz.
A iniciativa se desenvolverá por meio de oficinas presenciais, com etapas de imersão, mediadas por uma equipe especializada.
Os encontros envolverão gestores e equipes técnicas dos municípios participantes, estruturando-se em três eixos principais: gestão, educação e produção do conhecimento.