O morador de Schroeder, Cesar Augusto, de 30 anos, iniciou uma campanha de arrecadação online para custear uma cirurgia bariátrica. Natural de Bragança Paulista, SP, ele vive em Schroeder há 17 anos e enfrenta desafios com a obesidade desde a infância.
"Sempre fui uma criança gordinha, comia de tudo, mas dispensava o que era saudável, assim como várias crianças por aí. Por conta disso, sempre fui uma criança obesa, um jovem com obesidade mórbida e, na fase adulta, cheguei ao limite de ser um hiperobeso", relata.
Mesmo com o peso elevado, Cesar nunca teve exames laboratoriais alterados, o que sempre surpreendeu os médicos. "Já me disseram que era um 'milagre' eu não ter nenhuma doença relacionada, mas uma hora a conta chega", comenta.
O alerta veio após uma internação devido a uma infecção de pele, quando foi diagnosticado com Síndrome do Pickwick, também conhecida como Síndrome da Hipoventilação por Obesidade. Essa condição faz com que pessoas com obesidade grave não consigam respirar com rapidez ou profundidade suficientes, resultando em baixos níveis de oxigênio e altos níveis de dióxido de carbono no sangue.
"A solução para isso é a perda de peso imediata, mas uma pessoa hiperobesa, com essa síndrome, raramente consegue conciliar e fazer exercícios físicos. No meu caso, já tive erisipela nas duas pernas, então elas não suportariam o impacto", explica.
Diante dessa realidade, a alternativa recomendada pelos médicos é a cirurgia bariátrica. O procedimento é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mas a fila de espera pode ser longa. "Já fui atrás da Secretaria de Saúde, Ministério Público, enfim... Mas a demora é grande. Resolvi dar a cara e fazer essa vaquinha online para levantar a grana, ou parte dela, para realizar a cirurgia e voltar a ter uma vida boa, saudável e social novamente", afirma Cesar.
Ele destaca que, ao seu redor, amigos e familiares estão vendo de perto sua situação e lhe dando apoio. "Não se trata apenas de questão estética, mas de saúde e qualidade de vida. Quero poder sair, trabalhar, viver sem limitações."
A campanha de arrecadação está disponível online para quem quiser contribuir. Para ajudar Cesar a conquistar essa mudança de vida, basta acessar www.vakinha.com.b...usto-dos-santos e fazer uma doação.