A Câmara de Vereadores de Schroeder inaugurou na tarde desta quinta-feira (21) a Galeria Lilás, um espaço dedicado à história das mulheres que marcaram presença no legislativo do município.
O projeto, de autoria da vereadora Ana Leon em parceria com a mesa diretora, foi aprovado por unanimidade e busca valorizar a representatividade feminina no parlamento local.
A cerimônia contou com a participação de vereadores, servidores do legislativo, da futura primeira-dama Elaine Conti e de ex-vereadoras, sendo a primeira vez que elas se reuniram com as mulheres eleitas para a próxima legislatura.
Desde a criação da Câmara, sete mulheres ocuparam cadeiras no legislativo: Ana Claudia Locilha de Oliveira (2021-2024), Janaina Bucci e Marina Fernandes (2017-2020), Dulcineia Mara Fischer, Maria de Lourdes Steilein Schewinski e Norma Maas Stricker (2005-2008), e Darli Bernardi (2001-2004).
Na atual legislatura, há apenas uma vereadora, mas esse número aumentará para quatro no período de 2025 a 2028: Ana Claudia Locilha de Oliveira (Ana Leon), Kauana Peschke Lange, Rosamira Karsten (Muka) e Scheila Emilene Engelmann Ewald (Scheila da Farmácia).
Ana Leon, além de integrar a nova legislatura, é a primeira mulher reeleita na história do município. Durante o evento, ela destacou a importância da iniciativa.
"A Galeria Lilás é um espaço para valorizar a história de todas as mulheres que já passaram pela Câmara. É um reconhecimento à coragem dessas mulheres, ao trabalho que inspirará outras e às conquistas garantidas por elas. Estou muito feliz por este momento de confraternização e união entre as ex-vereadoras e as futuras parlamentares."
A conquista do voto feminino no Brasil, em 24 de fevereiro de 1932, foi um marco histórico para a inclusão das mulheres na política. Desde então, elas têm desempenhado um papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa e representativa. A Galeria Lilás reforça esse compromisso e celebra o protagonismo das mulheres na política de Schroeder.