O Projeto Tocar - Oficina de Violão, promovido pela Diretoria de Cultura em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e financiado pelo Fundo da Infância e Adolescência (FIA) do Município de Schroeder, oferece uma oportunidade de aprendizado musical para jovens de 11 a 17 anos da comunidade de Itoupava-Açú.
Realizado nas quartas-feiras, nos períodos da manhã e tarde, na Escola Municipal Rui Barbosa, o projeto atende atualmente 19 crianças e adolescentes. Com o foco no violão, a iniciativa busca proporcionar uma vivência coletiva que une práticas musicais e sociais, incentivando o desenvolvimento de habilidades musicais e de socialização.
Para a professora Mileide de Souza, o projeto ultrapassa o objetivo do ensino do instrumento. "Vai além de ensinar a prática do violão, envolve afeto, e a cada aula aprendo com os alunos também", afirmou.
Além do aprendizado musical, o Projeto Tocar se propõe a ser um espaço de acolhimento, onde os participantes podem expressar-se e sentir-se ouvidos, contribuindo para a formação de cidadãos sensíveis e socialmente integrados.