Praça Húngara será entregue à comunidade neste sábado em Jaraguá do Sul
Geral
Publicado em 25/10/2024

Uma das etnias mais representativas de Jaraguá do Sul ganha neste sábado (26) , a partir das 10 horas, seu espaço próprio. Trata-se da Praça Húngara - Magyar tér, na localidade Santo Estevão, numa área de 2 mil metros quadrados, ao lado da homônima Igreja Católica da comunidade, com opções de lazer e entretenimento.

A solenidade inaugural contará com as presenças confirmadas do embaixador da Hungria no Brasil, Miklós Halmai e da cônsul geral da Hungria em São Paulo, Zsuzsanna László, entre outras autoridades.

A ocasião também será marcada pelo desfile de entidades locais e um almoço típico por adesão promovido pela Associação Húngara de Jaraguá do Sul. O presidente desta entidade, Roberto Kitzberger, ressaltou a importância do espaço para a memória e cultura dos descendentes das primeiras famílias húngaras que chegaram ao Município em 1891, provenientes do Condado de Veszprém. "É com muita satisfação que chegamos a este momento. Não deixa de ser um marco da nossa cultura que sempre contribuiu com Jaraguá do Sul através da dança e da gastronomia" ressaltou.

Segundo informações da Diretoria de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação da Prefeitura de Jaraguá do Sul o projeto da Praça foi assinado pelo arquiteto da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, Argeu Alisson Steckling e faz referência a vários aspectos históricos da chegada nos húngaros. O investimento, recursos próprios do Município, foi de aproximadamente R$ 2 milhões e atende uma antiga reivindicação da comunidade de descendentes da etnia na cidade.

O prefeito Jair Franzner destaca que a obra representa mais um importante capítulo na história de Jaraguá do Sul, homenageando os Imigrantes húngaros que chegaram nesta região a partir de 1891, e aqui construíram suas escolas, suas igrejas, formaram suas famílias, e que até hoje, seus descendentes preservam suas tradições, sua religiosidade e sua memória.

O espaço contará com uma academia de ginástica ao ar livre, brinquedos para as crianças e um anfiteatro para apresentações artísticas. Também haverá um memorial com placas com nomes das primeiras famílias húngaras que chegaram ao Município em 1891
Outro monumento relacionado a estes imigrantes é a Lança Húngara que foi transferida da Rua Waldemar Grubba (estava ao lado da Casa do Colonizador) e já está instalada na Praça Magyar tér.

De acordo com a Diretoria de Turismo, a Praça Húngara também será integrada ao Circuito de Cicloturismo Vale dos Encantos, com um espaço de apoio aos ciclistas.

Obs.: Para mais informações de como participar do almoço da Associação Húngara entrar em contato pelo telefone 47 98864-6329 com Juliane.

PROGRAMAÇÃO

9h30 - Concentração para o desfile
10 horas - Início do desfile
10h30 - Início da solenidade de inauguração
11h30 - Corte da fita e descerramento da placa inaugural
12 horas - Almoço Húngaro por adesão

Comentários