NOTÍCIAS


Coordenadoria Regional se reúne com pais de alunos da Miguel Couto após problemas apontados em relação à merenda escolar

A Coordenadoria Regional de Educação se reuniu com pais, funcionários e professores após a denúncia de que larvas e baratas foram encontradas na merenda escolar oferecida na Escola Estadual Miguel Couto, em Schroeder. Merendeiras e nutricionistas também participaram do encontro.

O órgão estadual destacou que há uma grande preocupação para que situação como essa não volte a acontecer. Agora, segundo o setor, diversas ações serão tomadas com o intuito de dar mais qualidade à alimentação das crianças.

A Rádio Schroeder 87,5 FM e o Portal de Schroeder acompanham o caso desde o início. Imagens que mostram a situação dos alimentos foram compartilhadas nas redes sociais. Vereadores também comentaram o assunto na tribuna da Câmara.

Em nota, a Miguel Couto ressaltou que a alimentação escolar é de responsabilidade da empresa SEPAT, contratada pelo estado através de edital de licitação. Portanto, a merenda escolar não é oferecida pela escola, que apenas disponibiliza o local de armazenamento e o local de preparo dos alimentos.

A SEPAT informa que as merendeiras recebem treinamentos periódicos e semestral e orientações diversas durante a visita da nutricionista da empresa na escola.

A equipe escolar lamentou pelo fato ocorrido e afirmou estar trabalhando intensamente para a melhoria da qualidade da alimentação dos alunos.

A escola acompanha e fiscaliza os serviços prestados pela empresa terceirizada e por meio do aplicativo CEIAS, faz a contagem das refeições, e confere a migração dos dados para o sistema SISGESC/SED.

“Em caso de haver problemas a empresa é notificada de forma formal por e-mail com prazos para resolução dos problemas apontados e a devida possibilidade de contraditório e ampla defesa. A pedido de alguns pais vamos enviar nos grupos o cardápio semanal.”, diz a nota.

A Coordenadoria Regional de Educação, por meio de seus nutricionistas, também acompanha a alimentação escolar nas 30 escolas da rede estadual em nossa região (Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim, Corupá e Massaranduba).

Cabe ao DIEN/SED e à Gerência de Alimentação Escolar (GEALI) a elaboração dos cardápios de acordo com cada região do estado.

O lote de arroz que apresentou problemas em diversas escolas da região, já foi substituído.

Veja a seguir o resumo da reunião sobre alimentação escolar que foi realizada no dia 28 de junho:

Senhores pais!
Resumo da reunião sobre alimentação escolar.

Vimos através deste informar que a empresa SEPAT oferece a alimentação escolar em nossa escola nos três turnos, bem como o almoço no período integral nas segundas e terças.

A empresa SEPAT informa que as merendeiras recebem treinamentos periódicos e semestral e orientações diversas durante a visita da nutricionista da empresa na escola. A Coordenadoria Regional de Educação através de seus nutricionistas também acompanha a alimentação escolar nas 30 escolas da rede estadual em nossa região (Jaraguá do Sul, Schroeder, Guaramirim, Corupá e Massaranduba).

Cabe DIEN/SED e a Gerência de Alimentação Escolar (GEALI) a elaboração dos cardápios de acordo com cada região do estado.

A escola acompanha e fiscaliza os serviços prestados pela empresa terceirizada e por meio do aplicativo CEIAS, faz a contagem das refeições, e confere a migração dos dados para o sistema SISGESC/SED. Em caso de haver problemas a empresa é notificada de forma formal por e-mail com prazos para resolução dos problemas apontados e a devida possibilidade de contraditório e ampla defesa.

A pedido de alguns pais vamos enviar nos grupos o cardápio semanal. Porém reforçamos que a escola já tem como prática expor o cardápio no mural no refeitório, bem como o cardápio diário fica em destaque em outro mural também no refeitório.

O lote de arroz que apresentou problemas em diversas escolas da região, já foi substituído.

Estudantes com Necessidades Alimentares Especiais: Para garantir que os alunos recebam a alimentação adequada durante todo o período de permanência na escola, é necessário que os laudos médicos referentes a intolerâncias alimentares, como intolerância à lactose, alergia à proteína do leite e outras condições similares, sejam renovados anualmente.

É vetado aos alunos trazer para consumo na escola, bebidas e alimentos e preparações culinárias ricos em gordura saturada, açúcar e sódio.

Os alunos podem trazer para a escola frutas, pão caseiro, suco de fruta natural, biscoito caseiro, sanduíche natural, rosca de polvilho, bolo caseiro sem cobertura e recheio.

Em caso de dúvidas os alunos/Pais podem buscar orientações presencialmente na escola.

Atenciosamente
Equipe Miguel Couto


Orientação repassada aos pais nesta sexta-feira (30):

Senhores pais!

Como já é de vosso conhecimento a escola oferece o almoço nas segundas e terças-feiras aos alunos do período integral.

Se alguma família quer que seu filho almoce fora da escola informamos que será feita uma carteirinha de autorização para a saída no horário de almoço.

A autorização para a saída no período de almoço deverá ser assinada pelos pais na escola a partir do dia 30/06 no horário de funcionamento da escola.

A família está ciente que é de responsabilidade dos mesmos, o período que o aluno estiver fora da escola, entre o horário das 12h15min às 13h15min, sendo assim os pais também são responsáveis pelo retorno do aluno (a) no período vespertino.

A autorização para a saída no período de almoço pode ser revogada a qualquer momento pela escola se for identificada má utilização pelo aluno.

O mesmo está proibido trazer qualquer item ou guloseimas para si e para outros alunos que ficaram na escola.

Em caso de dúvidas os alunos e pais podem buscar orientações presencialmente na escola.

Atenciosamente
Equipe Miguel Couto




30/06/2023 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO