NOTÍCIAS


Sociedade Esportiva e Recreativa Esporte Clube Tupy completa 23 anos de dedicação ao futebol em Schroeder

Cercada pela bela paisagem do bairro Braço do Sul, a Sociedade Esportiva e Recreativa Esporte Clube Tupy completa 23 anos nesta segunda-feira (20).

O espaço familiar, mantido com esforço da diretoria e alguns membros, vem sendo ampliado e recebe todo o cuidado para que se mantenha nas condições adequadas ao esporte e ao lazer.

Com a “mão na massa”, cada um contribui com suas habilidades para promover a manutenção do campo, vestiários e áreas para festas do clube.

À frente desse trabalho estão os irmãos Rabuske: Adelar, presidente do Tupy, e Valdir, diretor esportivo. Eles dão continuidade ao sonho dos fundadores: fazer do clube um ambiente familiar e ordeiro para a prática do futebol.

Novo salão está com estrutura quase completa. Foto: Portal de Schroeder

São 18 mil metros quadrados que recebem cuidado diário, com pequenas e grandes reformas, tudo conquistado com o esforço de quem luta para que o espaço esportivo continue fazendo parte da história de Schroeder e atraindo as futuras gerações.

Atualmente, o clube está recebendo uma grande obra, logo na entrada. A área de aproximadamente 380 metros quadrados possui um salão, cozinha com churrasqueira e bar, além de banheiros. “Ainda vai levar de 2 a 3 meses para ficar do jeito que a gente quer”, explica o presidente.

Hoje, o Tupy tem em torno de 60 famílias associadas e a ideia é manter toda a estrutura em funcionamento, para que a Sociedade possa continuar impulsionando o esporte amador.

Obra deverá ser concluída dentro de poucos meses. Foto: Portal de Schroeder

Para manter os dois campos, um de futebol e um de suíço, foi necessário adquirir os próprios equipamentos, já que terceirizar o serviço é inviável ao clube. Assim, todos os cuidados são promovidos voluntariamente, desde a drenagem, adubação e marcação do campo.

Adelar explica que o trabalho de drenagem feito no ano passado durou 3 dias, mas foi um serviço intenso, sendo necessária a escavação e remoção do gramado.

Além de alugar um dos espaços para festas, o clube também realiza diversas promoções. Durante a pandemia, foi necessário se reinventar, já que não era possível reunir as famílias em confraternização.

“Passamos a oferecer a feijoada e deu tão certo que já estamos na 25ª edição”, comenta Valdir.

Neste domingo (19), haverá jogo da equipe de veteranos e, logo após, será servido um almoço para celebrar o aniversário do Tupy. O evento é fechado, mediante reserva.

AMOR AO FUTEBOL

A diretoria, é claro, preocupa-se com o futuro do esporte, já que a tecnologia vem roubando mais o tempo de crianças e adolescentes do que a prática esportiva. Assim, o clube está sempre incentivando a participação do público infanto-juvenil.

Gramado bem cuidado se integra à bela paisagem. Foto: Portal de Schroeder

Além disso, busca manter uma agenda movimentada, envolvendo equipes de diversas categorias da região.

“Temos agenda comprometida até dezembro de 2023, deixando apenas alguns sábados de fora. O pessoal gosta de vir para cá jogar bola porque o nosso campo é bem-cuidado”, diz Valdir.

Todo o zelo pelo espaço se reflete, também, no cuidado com a natureza. Um pequeno monte de terra que restou das melhorias executadas acabou virando ninho de uma família de corujas. Antes de descobrir a toca, a ideia era remover a terra e limpar aquela área.

“Acabamos colocando uma placa ali para indicar que ninguém pode mexer. Agora, a família de corujas vive ali e convive com quem frequenta o clube”, comenta Adelar.

Logo na entrada da sede, os visitantes avistam uma frondosa árvore em meio ao concreto, como se estivesse num pedestal.

Terra que seria removida agora é a casa de uma família de corujas. Uma delas, fica de guarda no “telhado”. Foto: Portal de Schroeder

Terra que seria removida agora é a casa de uma família de corujas. Uma delas, fica de guarda no “telhado”. Foto: Portal de Schroeder

A jabuticabeira, plantada em 1954 por Reinoldo Maske, foi preservada, pois faz parte da história da família que cedeu as terras para a construção do clube.

“O Seu Ivo achava de iríamos derrubar a árvore plantada pelo pai dele, mas nós mantemos. Foi uma surpresa para ele essa homenagem”, diz o presidente do Tupy.

O clube foi inaugurado oficialmente em 18 de agosto de 2007 e Ivo faleceu pouco tempo depois, em 26 de setembro. Internado em Joinville devido a um câncer de pâncreas, ele retornou para a festa e descerrou a fita inaugural.

“Fui visitá-lo depois disso e ele disse que agora estava em paz, pois viu o campo inaugurar. Era o sonho dele”, revela.

Jabuticabeira plantada há quase 70 anos é preservada pelo clube. Foto: Portal de Schroeder

A compra do terreno para construção da sede, que teve início em 2005, foi um passo dado com ousadia, mas que representou a força e a determinação de um pequeno grupo disposto a fazer o clube prosperar.

Assim como a jabuticabeira continua firme e forte apesar dos vendavais e fenômenos climáticos que passam pela cidade, o SER Esporte Clube Tupy também segue em pé, contando com o trabalho voluntário de quem ama o futebol e quer que as novas gerações continuem tendo um espaço para correr atrás da bola com segurança e alegria.




17/06/2022 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
BOM DIA SCHROEDER