NOTÍCIAS


SC tem 2º caso suspeito de hepatite grave de origem desconhecida

A Secretaria da Saúde de Santa Catarina monitora dois casos suspeitos de hepatite de origem desconhecida.

Na segunda-feira (9), a pasta havia informado sobre uma menina de 7 anos que estava internada em Itajaí, no Litoral Norte.

Nesta terça (10), a Diretoria de Vigilância Sanitária (Dive) de Santa Catarina divulgou que há um segundo paciente, um adolescente de 16 anos.

O jovem foi inicialmente avaliado em um hospital de Balneário Camboriú, na mesma região, na quinta (5).

Conforme a Dive, ele começou a ter sintomas como náuseas, vômito, sonolência, urina de cor escura e febre em 29 de abril.

O adolescente também apresentou alterações nas enzimas hepáticas, após análises laboratoriais.

De acordo com a Dive, o paciente aguarda o resultado de exames para hepatite A. Ele testou negativo para os tipos B e C.

O adolescente também fez outros exames complementares, que também não estavam prontos até a tarde desta terça.

O rapaz foi avaliado pelo hospital, mas não precisou ficar internado, conforme a Dive.

Ele é acompanhado em casa pela própria diretoria e pela Vigilância Epidemiológica municipal.

O caso suspeito anterior, que também é monitorado, é o de uma menina que estava internada no Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí.

Ela teve inflamação do fígado, pele e olhos amarelados, náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal.

A menina recebeu tratamento e melhorou. Ela teve alta do hospital na segunda. O caso dela havia sido notificado à secretaria na sexta (6).

A Dive afirmou que os dois casos foram informados ao Ministério da Saúde.

Eles são investigados pelas Secretarias de Saúde Municipais de Itajaí e Balneário Camboriú, com apoio da própria Diretoria de Vigilância Epidemiológica e do Laboratório Central de Santa Catarina (Lacen) para a realização dos exames laboratoriais.

Alerta

Em 27 de abril, o governo catarinense emitiu uma nota aos municípios alertando sobre casos da doença, de causa desconhecida, que têm sido registrados em crianças de vários países.

No Brasil, o Ministério da Saúde informou sexta-feira (6) que estava monitorando sete casos suspeitos. O g1 entrou em contato com ministério e não havia obtido retorno até a última atualização desta reportagem.

No mundo, mais de 200 casos foram identificados, especialmente na Europa. Nos Estados Unidos, 109 estão sob investigação.

Na quinta-feira (5), Argentina e Panamá reportaram um primeiro caso cada.

O que é hepatite?

A hepatite é uma inflamação do fígado que pode ter diversas causas, desde infecções virais até consumo excessivo de álcool, alguns medicamentos e substâncias tóxicas.

Os principais vírus que causam hepatite são A, B, C, D e E. Há ainda as hepatites autoimunes, que são doenças crônicas em que o próprio sistema imunológico do indivíduo ataca as células do fígado, causando inflamação e alteração da função do órgão.

Hepatite de etiologia desconhecida em crianças

A hepatite súbita e grave em crianças saudáveis é considerada incomum, segundo a Dive. Tanto que ela não está relacionada a qualquer um dos tipos comumente causadores da doença.

Resultados preliminares dos casos de hepatite de etiologia desconhecida investigados até o momento apontam que não há relação da doença com a vacinação contra a Covid-19.

É importante que os pais e responsáveis fiquem atentos aos sintomas característicos de hepatite aguda nas crianças, como vômitos, diarreias, náuseas, dor abdominal e pele e olhos amarelados.

Se houver qualquer suspeita, elas devem ser imediatamente levadas a um serviço de saúde para que possam ser avaliadas e tratadas de forma adequada.

G1




11/05/2022 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
PEDIU, TOCOU