NOTÍCIAS


Vereadoras debatem participação feminina no Legislativo

Na noite desta quarta-feira (13), o auditório do Centro Universitário Católica de SC, no bairro Rau, em Jaraguá do Sul, foi palco do Fórum “Mulheres na Política: a Força Feminina no Legislativo”.

O evento foi promovido pelo Colegiado da Mulher Vereadora da Associação das Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi) e contou com a presença das atuais e das ex-vereadoras dos municípios da região. 

O mote do Fórum foi o de levantar questões sobre a representatividade feminina nos legislativos e demais ambientes políticos da sociedade, além de buscar caminhos para promover ainda mais a participação das mulheres nas esferas de poder.

Por conta disso, a intensão de reunir mulheres que estão e que já estiveram desempenhando papeis em Câmaras de Vereadores serviu para compartilhar as suas experiências e evidenciar o atual cenário para elas nas Casas de Leis. 

Estiveram presentes no encontro as atuais vereadoras e procuradoras da Mulher de Jaraguá do Sul, Nina Santin Camello (Novo) e Sirley Schappo (Novo), a atual presidente da Câmara Mirim, Gabriela Güths, as ex-vereadoras jaraguaenses Natália Petry, Maristela Menel, Níura Demarchi e Rosemeire Vasel, a secretária adjunta da OAB jaraguaense, Fernanda Klitzke, a presidente do Centro Acadêmico de Direito, Jéssica Silva, e outras vereadoras de cidades da região.

O Fórum foi realizado no auditório da Católica de SC Foto: Tiago Rosário/CMJSA vereadora e procuradora adjunta da Mulher, Sirley Schappo, lembrou que, apesar de o eleitorado feminino ser maior que o masculino, a representatividade delas nos órgãos do Poder Público ainda é bem menor.

Para ela, essa é uma questão cultural e histórica, já que o voto feminino é uma conquista bastante recente em comparação ao direito do voto pelos homens.

“Essa questão cultural também precisa ser trabalhada ao longo do tempo. E hoje uma das formas de aumentar esse número de mulheres na política é o evento que estamos fazendo hoje. Quanto mais ações voltadas para falar de política para mulheres e com mulheres, mais vai fazer com que mulheres vejam que lugar de mulher também é na política”, afirmou. 

A presidente mirim, Gabriela Güths, disse que foi uma grande responsabilidade representar as outras vereadoras mirins no Fórum e aproveitou para falar um pouco sobre o que acha da participação das garotas da sua idade na política.

Para ela, é preciso que as meninas enfrentem o medo de dar a sua opinião nos assuntos que afetam a vida em comunidade.

“Elas não dão a sua opinião sobre a política. Elas preferem esconder a sua opinião por conta de as mulheres não serem tão vistas, elas preferem esconder do que dar esse voto. As mulheres tem que tentar, não podem se esconder”, frisou. 

Nina Santin Camello salientou que esse foi um momento muito importante para mostrar a trajetória daquelas que enfrentaram todas as dificuldades para ganhar o seu espaço no meio político.

“Levar para a mulher que, como estamos representando hoje o nosso município, mais mulheres também poderão estar no legislativo”, destacou.

O evento teve transmissão ao vivo e pode ser conferido na página da Avevi no Facebook: fb.watch/cn8b75r12d/.

A intenção do Colegiado da Mulher Vereadora é de realizar mais três Fóruns ainda em 2022 nos municípios de Guaramirim, Schroeder e Corupá.

As datas e os locais para a realização dos eventos ainda serão divulgados.




14/04/2022 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
AS MAIS DA SEMANA