NOTÍCIAS


Projetos da biblioteca pública de Schroeder estimulam hábito da leitura

Segundo o Instituto Pró-Livro (2019), 44% dos brasileiros não têm o hábito de ler. O número aumentou, considerando-se os dados da pesquisa anterior, de 2015 (38%).

“Esse cenário é triste e preocupante, visto que a leitura auxilia no desenvolvimento das habilidades de comunicação e escrita, bem como senso crítico, criatividade, memória e atenção, resultando em cidadãos mais comunicativos, resilientes, autoconfiantes e engajados nas causas”, comenta a responsável pela Biblioteca Municipal Cruz e Sousa, Franciele Cascaes.

Para reverter esse quadro e estimular o hábito de ler, a biblioteca de Schroeder lançou, em julho, a Promoção “Leitor Artista”. O objetivo é despertar e incentivar o gosto pela leitura através de desafios e premiações.

O desafio proposto foi a leitura de um livro e a expressão através da arte, traduzindo a obra em desenho. “Nessa ação, tivemos a participação de vinte leitores, com idades entre 5 e 52 anos”, comenta Franciele.

Confira os vencedores do concurso, premiados no início de agosto:

Categoria até 11 anos – Marlucy Maria Ferreira Fortunato. Foto: Divulgação/Biblioteca
Categoria 12 a 18 anos – Julia Renata Franco. Foto: Divulgação/Biblioteca
Categoria adulto – Eliane Voigt. Foto: Divulgação/Biblioteca

BAÚ LITERÁRIO

A diretora de Cultura de Schroeder, Neiva Lúcia Plantikow, explica que, dentro desse contexto, o setor levou a biblioteca para dentro do Mês Literário da Escola Luiz Delfino, com o empréstimo de mais de 500 livros aos alunos.

Após a devolução do material, os estudantes serão convidados a continuarem sendo leitores da biblioteca. Neiva diz que a ideia é levar um projeto similar para o Bairro Schroeder 1.

“Nós temos frequentadores da biblioteca que são daquele bairro. O leitor mais idoso cadastrado é de Schroeder 1 e vem de bicicleta para pegar livros. Ele é bem assíduo e, pensando nisso, a gente quer levar o baú literário pelo menos uma vez por mês até lá, para a comunidade ter acesso aos livros”, revela.

Neiva comenta que o Bairro Itoupava-açú também deverá ser contemplado com o baú literário.

“Na biblioteca, a Franciele e a Marciane estão fazendo um ótimo trabalho de fomento à literatura, incentivando os antigos e os novos leitores. Schroeder está num bom caminho para ter um público maior nessa área”, destaca.

CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS

Outra forma de estimular a leitura é a contação de histórias que aconteceu no último sábado (13), com a participação de 30 crianças, mais os responsáveis. “Foi um momento lúdico, de interação e diversão”, enfatiza Franciele.

Uma das 3 histórias contadas pela Elaine Cristina Engelmann, foi “Qual o sabor da lua”, do autor Michael Grejniec, o que levou crianças e adultos “até a lua para sentirem seu sabor”.




19/08/2022 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
BOM DIA SCHROEDER