MENU
Nesta segunda-feira (29), a Câmara de Vereadores de Schroeder recebeu moção de autoria do vereador Ildemar Zoz, em apoio à permanência do número 193 para a Corporação de Bombeiros Voluntários de Schroeder. A votação deverá acontecer na próxima seção ordinária, no dia 5 de junho.
A Moção nº 04/2023 manifesta apelo ao Governo do Estado de Santa Catarina, à Secretaria do Estado de Segurança Pública e aos Bombeiros Militares de Santa Catarina para que autorizem a vinculação do número de emergência a uma linha telefônica que será cedida pelo Município ao BVS.
Ildemar Zoz considera inviável que o controle do atendimento seja feito por uma Central em outra cidade, pois os casos urgentes não seriam contemplados rapidamente – o que pode ser fatal.
Portanto, ressaltou a necessidade uma mobilização, entre os Poderes Executivo e Legislativo e da Corporação de Bombeiros Voluntários local, para encaminhamento da Moção ao governador e ao comando dos Bombeiros Militares.
O documento pede para aceitarem a linha oferecida pelo Município, possibilitando que as ligações caiam diretamente em Schroeder.
“Fiz um apelo para que revejam a questão de cortar a linha 193 aqui do Município de Schroeder. A ideia deles é levar esse número para uma Central em Itajaí, o que vai gerar transtornos e atrasos no atendimento”, justificou.
O presidente dos Bombeiros Voluntários de Schroeder, Adalberto Schneider Rubinhc, explica que a linha de emergência da corporação foi cedida pelos Bombeiros Militares de Santa Catarina. No entanto, por conta de uma reestruturação, a linha deixará de ser analógica e passará a digital.
Adalberto destaca que o avanço tecnológico impactará Schroeder e o único meio de manter a linha funcionando seria com os chamados sendo atendidos diretamente em Itajaí.
“Essa triagem na ocorrência nos deixa um pouco preocupados, pois poderia demorar um pouco mais. Em conversa com o prefeito e vereadores, nós esclarecemos que esse modelo vai dificultar o atendimento, porque nós temos uma cultura diferente, o atendimento é bem humanizado”, ressaltou.
O presidente deixa claro que não há uma briga e, inclusive, o assunto já foi levado ao Bombeiro Militar e está em tramitação.
O vereador Everaldo Coelho informou que, no próximo dia 6 de julho, às 13h, haverá audiência em Florianópolis junto ao comando da corporação militar, para definição da questão. O encontro foi encabeçado pelo deputado Mauricio Eskudlark.
“Essa audiência é importante para resolvermos o assunto, já que é inviável centralizar as ligações em outro município e comprometer o tempo de resposta das ocorrências. Isso pode dificultar o salvamento de vidas”, disse.