NOTÍCIAS


Jaraguá do Sul vai ter primeira Bienal Internacional do Livro em Santa Catarina

Jaraguá do Sul vai sediar a 1ª Bienal Internacional do Livro de Santa Catarina. O evento acontece de 19 a 29 de outubro, em três espaços: Centro Cultural SCAR, Centro Empresarial CEJAS e em tendas especialmente montadas entre os dois prédios.
Sob o tema “Como Viver Junto”, a Bienal vai ter 11 dias de programação cultural gratuita para todas as idades, com presença de renomados autores brasileiros e estrangeiros, apresentações musicais, teatrais, contações de histórias, debates e estandes de venda de livros.

O evento une a literatura tradicional, em seus diversos gêneros como romance e poesia, com a literatura de negócios e empreendedorismo. “A ACIJS vê como uma oportunidade de integrar vários temas importantes para o empreendedor, temas relacionados à cultura, aos negócios, à inovação como a inteligência artificial que está super em alta, e aumentando ainda mais a colaboração entre o centro empresarial e o centro cultural”, comenta Ana Chiodini, presidente da ACIJS.

A cultura como força econômica também foi levada em conta na concepção da Bienal do Livro de Jaraguá do Sul. “A cultura é uma potência na formação da sociedade, com impactos positivos no ambiente de negócios, de saúde e segurança. Essa sinergia entre uma entidade empresarial, uma cultural e o poder público na realização do evento é a prova que Jaraguá dá certo.”, ressalta Luis Leigue, membro do Conselho de Administração da SCAR.

A estrutura da Bienal vai unir os prédios do Centro Cultural e do Centro Empresarial de forma inédita, com atrações acontecendo ao mesmo tempo nos dois espaços e na área externa. “Jaraguá do Sul mais uma vez vai provar que o associativismo promove grandes ações, vamos fazer esse evento de fato ser marcante e se tornar parte do nosso calendário. A comunidade jaraguaense, e toda região, tem sido muito receptiva aos eventos culturais da cidade e a Bienal do Livro vai ser uma grande oportunidade para a comunidade presenciar um grande evento que vai marcar a história do nosso município.”, destaca Natália Lucia Petry, Secretária de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul.

Além das atrações que unem literatura e empreendedorismo, a primeira edição da Bienal homenageia a Hungria, em função da forte presença de descendentes que vivem em Jaraguá do Sul.

Com cerca de 15 mil descendentes de húngaros, a região de Jaraguá é a segunda maior colônia húngara no Brasil, atrás apenas de São Paulo. “A literatura húngara é uma das mais potentes do mundo, e o país tem uma história fascinante. A ideia é trazer pelo menos dois grandes nomes da cultura húngara para o evento.”, explica Carlos Henrique Schroeder, da Design Produções.

Os detalhes da programação estão em fase final de definição e devem ser divulgados em breve pela comissão organizadora, formada pela Design Cinema e Literatura, núcleo da SCAR responsável pela produção do evento, em conjunto com a ACIJS e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul.




30/05/2023 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
BOM DIA SCHROEDER