NOTÍCIAS


Jaraguá do Sul confirma primeiro óbito deste ano por influenza

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que recebeu a confirmação do primeiro óbito de 2024 relacionado à influenza (A).

Trata-se de um homem na faixa etária dos 70 aos 79 anos. O paciente foi a óbito no dia 21/05/2024. O caso de Influenza A foi confirmado através de exame do Laboratório Central de Saúde Pública de SC (Lacen).

Sintomas

Os sintomas da gripe, causada pelos vírus influenza apresentam um início mais súbito. O paciente pode apresentar febre alta no início do contágio, inflamação na garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores articulares, tosse, mal-estar e diarreia, principalmente em crianças. Em caso de sintomas que possam indicar influenza, a recomendação é procurar uma UBS.

Vacinação liberada para o público em geral

A vacina contra a gripe segue liberada para o público em geral, a partir dos seis meses. O objetivo é reduzir o número de hospitalizações e casos graves causados pela doença.

A cobertura vacinal em Jaraguá do Sul está em 38% para os grupos prioritários. Foram aplicadas até agora 25.428 doses aplicadas (público em geral).

A vacina oferecida na rede pública de saúde previne os principais vírus influenza presentes no Brasil, que são o influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e o vírus influenza B.

No entanto, a proteção só ocorre de duas a três semanas após a aplicação da dose, por isso a Secretaria de Estado da Saúde alerta para a importância de se vacinar o quanto antes, evitando casos graves, hospitalizações e mortes por gripe.

Importante ressaltar que crianças que vão receber a vacina pela primeira vez devem tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.




23/05/2024 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
NA SOLA DA BOTA