NOTÍCIAS


[FOTOS] Passeio Ciclístico da Santos Tomaselli reúne 300 ciclistas para celebrar 92 anos da escola de Schroeder

O feriado de Tiradentes também marcou uma data importante para a Escola Professor Santos Tomaselli.

Na quinta-feira (21), a comunidade escolar, formada por alunos e seus familiares, professores, direção e colaboradores, bem como familiares do professor Santos, reuniram-se para um Passeio Ciclístico em comemoração aos 92 anos de história da unidade.

Os ciclistas percorreram trajeto pelas imediações da escola, totalizando aproximadamente 40 minutos de passeio.

“Foi muito bom, com a participação das filhas, netas e bisnetos do seu Santos na homenagem e participação das netas e bisnetos no passeio”, comenta o diretor da instituição de ensino, Ronir Voigt.

Após o retorno à escola, seguiram-se as homenagens, sorteio de brindes e confraternização.

92 ANOS DE HISTÓRIA

A Escola Municipal Professor Santos Tomaselli iniciou as atividades em 1930, na comunidade de Rancho Bom, denominada como Escola Mista Estadual de Duas Mamas, Distrito de Guaramirim e Município de Joinville, sob uma ação pedagógica básica e rígida pelos seus educadores.

Os 70 alunos que frequentavam o ensino eram divididos em três séries de estudo, iniciando sua vida escolar com 8 e 9 anos.

Em 1979, a unidade escolar passou a denominar-se Escola Isolada Duas Mamas, onde a maioria dos alunos eram oriundos das localidades de Duas Mamas, Rancho Bom e Rua Rio Branco até o Centro.

Mais tarde, em 1986, passou a ser denominada Escola Municipalizada Duas Mamas. E, em 1997, através do Decreto de Lei Nº 1083/1997, recebeu o último nome: Escola Municipal Professor Santos Tomaselli.

O primeiro professor da escola foi o Senhor Ricardo Junges que permaneceu durante três meses. Em 21 de abril de 1932, Santos Tomaselli iniciou suas atividades como professor da respectiva unidade escolar.

Emílio da Silva (E) e Santos Tomaselli fotografados junto a alunos. Foto: Arquivo da Família

O HOMENAGEADO

Santos Tomaselli nasceu no dia 16 de junho de 1912 em Luiz Alves. Seus pais, Cândido Tomaselli e Margherita Migheluzzi Tomasselli, vieram para o Brasil de Belluno, Norte da Itália, em 1890.

Cândido Tomaselli chegou em Schroeder em 1919. Dedicou-se à agricultura e deu início ao que atualmente é a Tomaselli S/A Fábrica de Esquadrias – Madeiras e Portas de Estilo.

Aos 7 anos, Santos Tomaselli tinha que percorrer cerca de 5 quilômetros para estudar. Seguia por uma picada de mato em direção ao que anos após foi o Posto do Rio do Júlio, hoje Posto Mime.

A escola localizava-se na época nas proximidades onde hoje se encontra a Escola Estadual de Ensino Básico Miguel Couto. No estudo predominava a Língua Alemã.

Ele também foi aluno de Emílio da Silva e prestou exames para professor diante do inspetor de Ensino de Florianópolis, na escola Luiz Delfino, em Blumenau. Aos 18 anos, já lecionava na Escola Municipal Duas Mamas.

Em 1950, frequentou o Curso Normal Regional na Escola Almirante Tamandaré, em Guaramirim. Tornou-se professor normalista primário em 1966, curso concluído em Jaraguá do Sul.

Até completar 30 anos de profissão, o professor Santos Tomaselli continuou em sala de aula, sem tirar nenhuma licença.




22/04/2022 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO