NOTÍCIAS


Família Zoz se reúne no Mato Grosso para celebrar 160 anos da chegada ao Brasil

Uma das tradicionais famílias estabelecidas em Schroeder está celebrando 160 anos da chegada ao Brasil. Esta será a 11ª edição da festa em nível nacional, que reunirá todos os membros da família Zoz no próximo dia 24, em Sinop (MT).

O encontro acontecerá 3 dias antes da data que marca o desembarque dos Zoz em terras brasileiras. A história destes imigrantes alemães é contada no texto escrito por Vilmar Tomaselli.

“A família Zoz, que provavelmente é a que mais tem descendentes em Schroeder, emigrou da Europa em 1862. Natural de Oberöwisheim, Baden, Sebastian Zoz e seus filhos partiram do Porto de Hamburgo em 14 de maio de 1862, com chegada ao Brasil, na Colônia Blumenau, em 27 de julho do mesmo ano.

Goswin Zoz, então com 23 anos, é o antepassado da grande família Zoz de Schroeder. Casou, em 25 de julho de 1867, com Carolina Baader. No início do século passado, alguns filhos de Goswin decidiram fixar residência em Schroeder. Primeiro, Paulo Zoz, depois, Bernardo, Valentim, Ricardo e Antônio, este por um curto período.

Paulo Zoz com a esposa Bertha Büttgen (sentada à direita) e Mathilde Dickmann Zoz, viúva de Valentim Zoz. Imagem da década de 40 do século passado.

Valentim Zoz doou o terreno para a construção da Igreja Católica São Vendelino, inaugurada em 1925. Dentre os descendentes mais conhecidos da família Zoz em Schroeder está Gregório Tietz, filho de Agnes Bárbara Zoz e Andreas Tietz

Gregório foi vereador por três vezes, uma vez vice-prefeito e prefeito de 1997 a 2000. Nelson João Zoz foi vereador por três vezes e Ildemar Zoz foi o vereador mais votado na última eleição, com 404 votos.

O Multicampeão do Ciclismo, Markolf Berchtold, também é descendente desta família, tendo Ricardo Zoz como trisavô.




14/07/2022 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
PEDIU, TOCOU