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O início das aulas nas escolas estaduais na próxima segunda-feira (7) também marca a implantação do Novo Ensino Médio (NEM) em Santa Catarina.
Em Schroeder, as escolas Miguel Couto e Professora Elisa Claudio de Aguiar já estão preparadas para recepcionar as turmas do primeiro ano com a nova modalidade de ensino.
Com carga horária ampliada e currículo mais flexível, o NEM altera o modelo de estudo por disciplinas para áreas do conhecimento, ou seja, os conteúdos passarão a ser abordados de forma integrada e mais articulada.
A flexibilização também inclui o trabalho com o Projeto de Vida, uma segunda Língua Estrangeira (além do Inglês), os Componentes Curriculares Eletivos e as Trilhas de Aprofundamento.
De acordo com a diretora da Miguel Couto, Filomena Chomem Appel, foram necessárias muitas mudanças na escola, desde realocação de salas até ampliação do quadro de professores.
“Durante o decorrer de 2021, algumas formações, a respeito dessa nova modalidade, foram ofertadas pela SED [Secretaria de Estado da Educação]. Tanto a equipe escolar, quanto a comunidade em geral, foram orientadas através das redes sociais e folders”, comenta a diretora.
A equipe da escola Miguel Couto promoveu reuniões nos três turnos aos pais de alunos do 9º ano.
Nesse primeiro momento, serão oferecidas as duas modalidades de ensino: o ensino médio regular, que segue para quem já está cursando, e o novo ensino médio, para quem ingressa em 2022.
Filomena explica que, no primeiro, a carga horária era de 800 horas aulas, em 200 dias letivos. Já no NEM, os alunos terão a parte geral, que continua sendo de 800h, acrescida de 200h da parte flexível.
“Essa modalidade oferece uma segunda língua estrangeira, na escola Miguel Couto será o alemão, ou seja, os alunos terão o inglês e o alemão, além das eletivas, que foram oferecidas anteriormente à comunidade em geral, para que, a partir daí, se chegasse a um denominador comum de quais eletivas seriam ofertadas nesse primeiro ano de implementação do NEM”, revela.
No momento, a escola possui 525 alunos, sendo seis turmas de primeiros anos, os pioneiros na nova modalidade, além da terminalidade de seis segundos anos e cinco terceiros anos, esses ainda no ensino médio regular.
ESCOLA ELISA AGUIAR
A orientadora Liana Maria Zapelini Ranghetti, da Escola Elisa Cláudio de Aguiar, explica que foram disponibilizadas 2 salas somente para NEM, para que os estudantes tenham um espaço exclusivo onde desenvolvam as atividades.
Outra sala está sendo utilizada para a implantação do espaço maker.
Segundo informou, há um recurso financeiro disponibilizado pelo governo estadual que será investido nas atividades e formações que serão oferecidas, de acordo com as necessidades no andamento do currículo.
“As adequações de espaços e aquisição de materiais irão ocorrer conforme o decorrer da implantação”, diz.
Liana explica que o novo ensino médio propõe favorecer a permanência e a aprendizagem significativa dos jovens nesta etapa da educação básica, incentivando o desenvolvimento do protagonismo juvenil, pensamento crítico, capacidade de resolução de problemas, colaboração, criatividade e autonomia – sendo responsável por suas escolhas.
Para isso, a organização curricular foi a principal alteração. Ela ressalta que realizar reunião com os pais antes de apresentar o NEM foi uma estratégia para que as famílias estivessem ciente destas informações e pudessem orientar os estudantes em suas escolhas na parte flexível do currículo.
“Realizou-se formação com os professores, como também conversas seguidas de eleições para a parte flexível do currículo”, revela.
Atualmente, segundo o diretor da Elisa Cláudio, Vanderlei Demetrio, 576 alunos estão matriculados na escola. Destes, 82 frequentarão o 1º ano do Ensino Médio, em 3 turmas.
A unidade escolar oferecerá o espanhol como segunda Língua Estrangeira. As disciplinas eletivas serão Cultura Digital e Educação Financeira, além de Projeto de Vida. As trilhas de aprofundamento acontecem a partir do 2º ano.