NOTÍCIAS


Dr. Vicente destaca 55 anos da Malwee no Plenário da Alesc. Moção foi aprovada

O aniversário do Grupo Malwee, de Jaraguá do Sul, foi destacado no Plenário da Assembleia Legislativa pelo deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB). A empresa comemorou 55 anos de fundação nesta terça-feira, 4. “Feliz é a cidade que tem uma Malwee em seu território. Felicidade que se traduz em desenvolvimento econômico, geração de emprego, em responsabilidade social e ambiental”. Uma “Moção de Aplauso” à empresa, proposta pelo parlamentar, foi aprovada por unanimidade.

Com três unidades fabris, a Malwee tem sua marca presente em mais de 25 mil pontos de venda. “A Malwee é expoente na produção de moda com alta qualidade, inovação, durabilidade e sustentabilidade. É uma das maiores fabricantes de malha e moda do Brasil”, afirmou Dr. Vicente.

Para exemplificar o compromisso ambiental da empresa, o deputado citou a escolha, pelo terceiro ano consecutivo, como uma das empresas com maior comprometimento ambiental e social no Prêmio Melhores do ESG 2023 da revista Exame, que destaca empresas que assumem compromissos e boas práticas ambientais, sociais e de governanças.

Envolvimento com a comunidade

Em sua fala, Dr. Vicente destacou o apoio da empresa, em especial do empresário Wandér Weege, a hospitais, bombeiros voluntários, projetos culturais, esportivos e entidades sociais. “É um empresário visionário, com consciência comunitária. É amplamente reconhecido por isso pela sociedade. Tem um história de benfeitorias realizadas que contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região”.

Para dar a dimensão do envolvimento do empresário com a comunidade, o deputado relatou que o município de Jaraguá do Sul não tinha UTI pediátrica até o final da década de 90. A obra para instalação da Unidade de Tratamento Intensivo no Hospital Jaraguá só foi possível com com doação do empresário. “Em 2002 levamos o Ministro da Saúde, José Serra, para inaugurar . O ministério não deu nada, mas o Wander repassou um milhão de dólares, na época. Até hoje essa é a única UTI pediátrica na região e faz um trabalho excepcional para salvar vidas”.

Parques abertos ao público

O compromisso da empresa com o bem-estar da comunidade também foi enaltecido pelo deputado. Ele lembrou que a Malwee mantém abertas ao público gratuitamente duas grandes áreas de preservação e lazer. O Parque Malwee, estrutura de lazer, contemplação e prática esportiva, criada em 1978, recebe a visita de mais de 200 mil pessoas anualmente e tem 35 mil árvores plantadas. Outro local é o Pico da Malwee, que oferece uma vista deslumbrante do Vale do Itapou, entre outros atrativos. “São dois pontos turísticos de destaque da cidade. São grandes áreas de preservação ambiental. Não há visitante que chegue à cidade e não seja convidado a conhecer essas maravilhas”.

Pioneirismo e determinação

A história da Malwee começa antes da sua fundação.

Em 1906, o casal de imigrantes alemães Wilhelm e Bertha Weege inaugura a Firma Weege, dedicada ao comércio, queijaria e açougue.

Em 1948, Wolfgang Weege, filho do casal, assume a direção da empresa e expande as atividades com a aquisição de um frigorífico e laticínios.

Em 1950, inaugura um posto de gasolina com loja de conveniência, um empreendimento considerado inovador para a época. Era self-service e já tinha até loja de conveniência.

Na década seguinte o frigorífico é desativado e, em seu lugar, surge a ideia de uma nova atividade industrial. Era o início das atividades de moda da Malwee Malhas, fundada em 4 de julho de 1968.

Na década de 80, o industrial Wandér Weege assumiu os negócios da família. Em 2011, seu filho, Guilherme Weege assumiu a presidência da empresa.

“Nessa cronologia é fácil perceber que o espírito empreendedor faz parte do DNA da família Weege. Desde a Firma Weege até o então Grupo Malwee, são 117 anos de história de pioneirismo e determinação”, relatou Dr. Vicente.




05/07/2023 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
SINTONIA