NOTÍCIAS


Dia D: 220 crianças são vacinadas contra a pólio e 91 atualizam cadernetas em Schroeder

A ação do Dia D levou 220 crianças de 1 a 4 anos às unidades de saúde de Schroeder para receberem as gotinhas contra a poliomielite.

O município imunizou 335 crianças desde o início da campanha, em 8 de agosto. A meta é de 1.346.

Ainda no sábado, 91 menores de 15 anos aproveitaram a campanha de multivacinação para atualizar a caderneta.

Pessoas maiores de 15 anos também marcaram presença: 64 buscaram colocar as doses em dia, sendo aplicadas 86 vacinas. Isso porque, ao atualizar os imunizantes, o paciente pode ter recebido mais de uma dose, seja contra tétano, hepatite, Covid-29, gripe e outras.

A secretária de Saúde de Schroeder, Ingrit Eli Roweder, afirma que a vacinação do sábado foi bastante positiva. Entretanto, reforça que as campanhas continuam até o dia 9 de setembro e é necessário imunizar as crianças.

“A gente solicita que os pais procurem a unidade de saúde mais próxima da sua residência. Faremos mais ações aos fins de semana e na unidade onde, hoje, não acontece a vacina. Nós precisamos atingir a nossa meta, que está bastante baixa ainda, mas estamos oportunizando que todos possam se vacinar”, destaca a secretária.

Ingrit lembra a comunidade que, neste sábado (27), a unidade de Schroeder I disponibilizará todas as vacinas de rotina para crianças e adolescentes durante o período da manhã.

ALERTA CONTRA A PÓLIO

A enfermeira Cristiane de Lima Pacheco, do setor de Vigilância Epidemiológica, explica que durante o período de pandemia muitos pais deixaram de vacinar os filhos, para evitar o contato. Além disso, esquecem de revisar a caderneta de vacina e uma ou outra dose passa despercebida.

Em relação à poliomielite, ou paralisia infantil, Cristiane reforça o alerta em relação a um caso recente nos Estados Unidos.

“A gente já tem o exemplo da Covid-19, que foi uma doença que começou lá na China e não imaginávamos que chegaria até aqui e chegou bem intensa. Não podemos comparar uma doença ou outra, mas, com certeza, se não tivermos nossas crianças imunizadas, corremos o grande risco de ter a reintrodução da pólio no Brasil também”, alerta.

A facilidade com que as pessoas se deslocam para outros países ou que o Brasil recebe estrangeiros aumenta o risco de contágio por uma série de doenças. A vacina é oferecida gratuitamente, portanto, a comunidade não deve se descuidar.

A Secretaria Municipal de Saúde agradece aos colaboradores que atuaram no Dia D e se disponibilizaram em atender a população no sábado.

Confira, abaixo, o cronograma de ações:

27/08 – das 8h às 11h30, na unidade ESF Schroeder 1. Neste dia, estarão disponíveis todas as vacinas de rotina para crianças e adolescentes.

31/08 e 02/09 – das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, na antiga unidade em Itoupava-açú (ao lado da creche). Neste dia, estarão disponíveis todas as vacinas de rotina para crianças e adolescentes.

1º/09 – das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, no ESF Tomaselli. Neste dia, estará disponível a vacina contra poliomielite (gotinha) para crianças de 1 a 4 anos.

05/09 até 09/09 – das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h, no ESF Schroeder 3. Neste dia, estará disponível a vacina contra poliomielite (gotinha) para crianças de 1 a 4 anos.

07/09 (feriado) – pela manhã, durante o Desfile Cívico, haverá uma ambulância da Saúde em frente à Prefeitura Municipal de Schroeder. Neste dia, estará disponível a vacina contra poliomielite (gotinha) para crianças de 1 a 4 anos.




23/08/2022 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO