NOTÍCIAS


Com período de chuvas, Saúde chama a atenção para os cuidados contra a leptospirose em Schroeder

As chuvas intensas que atingiram Schroeder no fim do mês de novembro resultaram em grandes impactos à população e, agora, causam preocupação para possíveis casos de leptospirose. A doença é provocada por urina de roedores e pode ser transmitida pelo contato com água suja ou contaminada.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde de Schroeder alerta para que seja evitado o contato direto com águas de inundações e a lama das enchentes ou esgoto.

“Com as cheias, o risco de adquirir a leptospirose aumenta. As pessoas devem evitar entrar na água da enxurrada sem necessidade. Para limpeza da casa, precisam utilizar botas, luvas, água sanitária. E qualquer sintoma, deve procurar a unidade de saúde e falar que teve contato com a água para que seja investigada a questão da leptospirose”, alerta a gerente de Vigilância em Saúde de Schroeder, Cristiane de Lima Pacheco, acrescentando que o diagnóstico precoce pode evitar quadros graves e óbitos com evolução rápida.

Pais e responsáveis devem estar atentos para que crianças não entrem ou brinquem em córregos ou rios, possivelmente contaminados com urina de roedores.

Os primeiros sintomas da doença são febre alta, mal-estar, dores de cabeça constantes e intensas, dores pelo corpo, principalmente na panturrilha, cansaço e calafrios. Também são frequentes dores abdominais, náuseas, vômitos, diarreia e desidratação. Nos casos mais graves pode ocorrer amarelamento da pele e dos olhos.

SOBRE A DOENÇA

A leptospirose é causada por uma bactéria (Leptospira) que é eliminada, principalmente, pela urina dos ratos. Com as chuvas, as fezes e urina dos roedores se misturam com a água alagada que passa a ficar contaminada.

O simples contato da pele com essa água ou lama pode transmitir a doença, que ocorre tanto em áreas urbanas (mais frequente) como em áreas rurais, nas atividades relacionadas ao manejo e alimentação de animais de produção e na limpeza dos locais com maquinários e armazenamento de grãos.

CUIDADOS

Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).

Todo alimento que teve contato com água contaminada deve ser descartado, pois pode transmitir doenças.

Para o controle dos roedores, recomenda-se o destino adequado do lixo, armazenamento apropriado de alimentos, desinfecção e vedação de caixas d´água, vedação de frestas e aberturas em portas e paredes. É preciso cuidado com a água de beber e evitar acúmulo de entulhos em terrenos baldios.




02/12/2022 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO