NOTÍCIAS


Com aumento de casos de doenças respiratórias, schroedenses são convocados para mutirão de vacinação

Neste sábado (28), a Secretaria Municipal de Saúde promoverá mais um Mutirão de Vacinação da gripe e da Covid-19 em Schroeder. As unidades de saúde do Centro e dos bairros Sossego e Schroeder I se prepararam para receber o público-alvo das campanhas, das 8h às 12h.

Iniciada em abril, a Campanha contra a influenza já se encontra na segunda etapa. No entanto, a meta local de vacinação ainda está bem abaixo do esperado.

Somando-se idosos, trabalhadores da saúde, crianças de 6 meses a 4 anos, gestantes, puérperas, pessoas com comorbidades, professores e pessoas com deficiência permanente, Schroeder precisa vacinar 6.128 pessoas. Até o momento, somente 2.290 foram imunizadas (37,3%).

Apenas 4,3% do grupo de pessoas com deficiência permanente e 19% das puérperas se imunizaram contra a gripe, sendo os grupos com os índices mais baixos de adesão à vacina. Na sequência, estão os professores, com 29%.

Ainda dentro do grupo prioritário, os integrantes das forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; entre outros, não possuem número estimado de doses a serem distribuídas (meta). Desse público, apenas 14 pessoas se vacinaram.

Para a secretária de Saúde de Schroeder, Ingrit Eli Roweder, o quadro atual de aumento nas internações por síndrome respiratória em Santa Catarina é bastante preocupante. O crescente número de crianças gripadas – não por uma simples gripe, mas por uma doença que se prolonga por semanas – fez com que o Estado chegasse a 100% de leitos de UTI ocupados.

Ingrit ressalta que 60% do público que busca atendimento nas unidades de saúde de Schroeder atualmente é formado por crianças e adolescentes.

“A vacina da gripe está sendo disponibilizada há quase 60 dias. Agora, teremos essa mobilização e, na próxima semana, estaremos finalizando. Não quer dizer que as pessoas não possam mais receber a vacina. É importante que todos aqueles que estão nos grupos prioritários se vacinem”, ressalta Ingrit.

A partir da segunda (6), a vacina estará disponível para todos, incluindo pessoas fora dos grupos prioritários.

A secretária também lembra que a vacina da Covid-19 será oferecida para crianças, adolescentes, adultos e idosos nesta ação de sábado.

“A Covid não acabou. Schroeder tem média de 10 a 15 casos positivados por dia. Então, teremos as doses disponíveis. Os profissionais não medem esforços para aplicar a vacina, que nós recebemos gratuitamente. A gente pede mais uma vez, que as pessoas exerçam seu direito de vir se vacinar”, salienta.

Veja, abaixo, os números da campanha contra influenza em Schroeder:

*Dados da Secretaria Municipal de Saúde de Schroeder, disponibilizados no dia 24 de maio de 2022.




25/05/2022 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO