NOTÍCIAS


Caso raro: bananeira com dois cachos causa curiosidade em Schroeder

Um fato curioso ocorreu em um bananal no bairro Bracinho, em Schroeder. Uma bananeira produziu dois cachos na propriedade do seu Avelino Laube. O fato é pouco comum e considerado raro, mas é possível encontrar em alguns lugares do Brasil pés com até cinco cachos.

Nas redes sociais, o agricultor mostrou empolgação: “Agora vamos dobrar a produção de banana”.

Morador da Tifa Araribá, Avelino explica que cultiva banana há bastante tempo, mas o fenômeno nunca tinha ocorrido em sua propriedade. “Desde criança meu pai cultivava banana. Ele era agricultor”, comenta.

Laube enviou a foto da bananeira “diferenciada” ao vereador Ildemar Zoz, que repassou a imagem ao Portal de Schroeder.

Fenômeno natural

A produção de dois ou mais cachos em uma bananeira corresponde a um fenômeno chamado de dicotomia.

Normalmente, pode ocorrer na gema apical de crescimento da fruteira antes ou depois da diferenciação floral, gerando uma bifurcação no pseudocaule (região da bananeira formada por folhas que equivale ao tronco ou ao caule de outras culturas).

O processo pode resultar em duas ou mais partes da bananeira, cada uma com uma nova planta. Como este fenômeno pode ocorrer por várias vezes, é possível encontrar bananeiras com número maior de pseudocaule, portanto, com mais cachos.

Se a dicotomia aparecer somente na inflorescência, haverá apenas um pseudocaule com dois ou mais cachos, com possibilidade de ser registrado até cinco cachos.

Os cachos da bananeira que apresenta dicotomia, têm seus frutos com cor e sabor iguais a uma bananeira comum. Porém, os cachos geralmente são pouco desenvolvidos, pois necessitam de maior quantidade de nutrientes que muitas das vezes não são supridos, reduzindo o desenvolvimento.




20/02/2024 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
SHOW DA TARDE