NOTÍCIAS


Agroindústrias de Schroeder credenciadas com Selo Vale dos Encantos participam de mostra em Guaramirim

O prefeito de Schroeder Lauro Tomczak, a secretária de Agricultura Somira Hackbarth Kasmirski, a veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Kamile Leoni Molina Negherbon, e a secretária de Saneamento, Rosamira Karsten, participaram na sexta-feira (11) da abertura da 1ª Mostra da Agroindústria Vale dos Encantos, organizada pelo Cigamvali (Consórcio Intermunicipal de Gestão Pública do Vale do Itapocu) e Sebrae-SC, através do Projeto Fortalece Agro.

A feira prossegue até o dia 20 de agosto, no Ginásio Rodolfo Jahn, em Guaramirim, das 18h às 21h de segunda a quinta-feira e, das 10h às 21h, de sexta-feira a domingo.

Estão reunidos mais de 30 produtores e 20 agroindústrias da região, expondo e vendendo seus produtos com o Selo Vale dos Encantos. Da cidade de Schroeder, Pure Polpas, Ropelato Embutidos e Temperados e Kienen Laticínios receberam credenciamento do Selo no evento.

Para a secretária de Agricultura, Somira Hackbarth Kasmirski, é um orgulho para o Município ter as três empresas de Schroeder participando da feira.

“No evento há muitos produtos da nossa cidade e região, todo mundo com seu esforço e seu trabalho apresentando um produto de qualidade e de muito sabor. Venha conferir, é maravilhoso”, comenta.

O Selo Vale dos Encantos marca geograficamente a identidade dos produtos e foi criado a partir do Programa Fortalece Agro, desenvolvido pelo Cigamvali, câmara técnica dos municípios e Sebrae.

Conquista para os produtores

Segundo o prefeito Lauro, mais de 60 empresas de toda a região participaram do programa e se tornaram aptas a receber o selo em seus produtos.

“O Selo Vale dos Encantos é uma conquista para os produtores da nossa região, pois agrega valor aos seus produtos, destaca a origem, as características únicas e sabores autênticos, criando uma identidade sólida e ampliando o mercado consumidor”, ressalta Tomczak.

A veterinária responsável pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), Kamile Leoni Molina Negherbon, explica que foi necessário atualizar as legislações do SIM ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção) para criar um perfil agroindustrial único à região Vale dos Encantos.

Na prática, as novas normas em vigor colaboram no processo de inspeção e adequação dos empreendimentos.

Selo ARTE

Por meio do Projeto Fortalece Agro, a intenção agora é fomentar a inclusão e formalização da produção agroindustrial de alimentos e bebidas da região, com segurança sanitária e valor agregado qualificado, para adesão ao SISBI, acesso ao “selo arte” e a mercados.

“O selo ARTE comprova que o produto é artesanal e pode ser comercializado em todo o Brasil. Estamos elevando a agroindústria de Schroeder ao nível nacional. É uma grande etapa que estamos vencendo agora”, acrescenta Kamile.

Segundo ela, o selo ARTE deve ser entregue em breve às agroindústrias da cidade.




17/08/2023 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
VOZ DO BRASIL