NOTÍCIAS


30% das notificações de trânsito em Schroeder estão relacionadas ao uso de celular e falta de cinto de segurança

O Maio Amarelo é um movimento criado com a finalidade de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortos e feridos no trânsito.

Em Schroeder, a campanha “Maio Amarelo: No trânsito, o sentido é a vida”, está sendo promovida pelo Conselho Municipal de Trânsito, Polícias Militar e Civil, Secretaria Municipal de Educação, Bombeiros Voluntários, Conseg e Rádio Schroeder 87,5 FM.

No decorrer do mês, haverá blitz educativa, entrevistas no rádio e ações de conscientização para um trânsito mais seguro.

Conforme o comandante do grupamento de Polícia Militar de Schroeder, sargento Diego Santos Ferrão, de 1º de janeiro até 12 de maio, o município registrou cerca de 800 notificações de trânsito.

“Cerca de 30% das notificações são relacionadas ao uso de celular e cinto de segurança”, comenta o comandante, acrescentando que as pessoas precisam se conscientizar que quando estão dirigindo, o aparelho celular tira a concentração e isso pode gerar um acidente.

Ferrão alerta para o fato de alguns condutores estacionarem o veículo na ciclovia, e ciclistas não utilizarem o local correto para andar de bicicleta, ocasionando acidentes.

“Existem muitos ciclistas que não utilizam ciclovia, transitando no outro lado da via e isso acaba gerando alguns acidentes. Um exemplo é na rua Marechal Castelo Branco, muitos condutores sabem que do outro lado existe uma ciclovia e, ao sair de um comércio, eles acabam se preocupando com os veículos e dificilmente se preocupam com os ciclistas.”

Porém, a conscientização do Maio Amarelo não é apenas para motoristas e ciclistas, mas para todos, incluindo os pedestres.

Dessa forma, o sargento salienta que as pessoas devem utilizar as calçadas para transitarem e a faixa de pedestre ao atravessarem.

“Nós temos alguns alunos que, infelizmente, atravessam fora da faixa de pedestre, outros atravessam na faixa e quando atravessam na faixa, parece que estão numa passarela”.

Nenhum condutor, pedestre ou ciclista está livre de se envolver em um acidente, mas é possível diminuir os riscos dirigindo de forma defensiva.

Porém, nos casos em que não dá para evitar, o sargento orienta que quando há vítimas, o condutor deve sinalizar o local e ligar o pisca-alerta, além de aguardar o socorro.

Agora quando a colisão envolve somente danos materiais, o boletim de ocorrência pode ser feito online.

“Você aproveita aquele celular que carrega no bolso, tira a foto da placa do veículo, tira a foto do acidente, dos danos materiais e depois você pode fazer B.O online. Você não perde mais tempo naquele momento, segue a sua vida, vai para o seu trabalho, vai para o seu compromisso e faz o boletim depois. Mas se você quer a presença policial no local, é seu direito. Porém, remova os veículos da pista de rolamento, indo para o acostamento ou uma área de comércio e aguarde. O boletim feito pelo policial ou você fazer online tem o mesmo valor”, explica.

Outro ponto importante levantado por Ferrão e que costuma acontecer em grupos de WhatsApp, é avisar sobre as blitz. Porém, segundo o sargento, isso é crime e a pessoa que for flagrada nessa situação pode responder por isso.

“No trânsito hoje, não só aqui em Schroeder, mas em toda a nossa região, passa droga, arma, pessoa com mandado de prisão ativo. Tudo passa pelo trânsito. Então se a pessoa vai avisar os amigos que saíram de churrasco ou alguém que não tem carteira, ele acha que vai avisar apenas essas pessoas, mas não. Existem muitos criminosos que estão ali nesses grupos justamente para isso, para acharem rotas de fuga, rotas alternativas para desviar da barreira. Nesse caso, ou é a pessoa que é procurada, ou é algo de ilícito que está no carro”, finaliza.




16/05/2024 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
SINTONIA