NOTÍCIAS


30 ANOS: Schroederland Vollkstanzgruppe espalha o legado da tradição germânica através da dança

Ao celebrar 30 anos, o Grupo Folclórico Schroederland revela uma história em que a dança se torna a expressão máxima da tradição e dos costumes germânicos, festejando o legado dos colonizadores de Schroeder e região.

O Schroederland Vollkstanzgruppe, segundo a diretora de Cultura Neiva Plantikow, foi criado com o intuito de preservar a cultura dos imigrantes alemães, das brincadeiras de rodas e danças típicas, importantes, também, para o Vale do Itapocu e outras partes do estado.

Primeiro traje do grupo, inaugurado no ano de 1992

Ela explica que este não é um grupo isolado, mas faz parte de uma categoria existente em vários municípios de Santa Catarina e até em outros estados do Brasil.

“Muitos dos schroedenses adultos de hoje, já passaram pelo Schroederland e, agora, veem seus filhos participando do grupo. Muitas famílias fazem questão de que seus filhos(as) participem, pois além de ser uma atividade cultural saudável, também ensina diversos valores, como a socialização e a independência com disciplina”, aponta Neiva.

Traje usado pela categoria Juvenil no período de 2015 a 2019

NOVIDADES

Para manter o trabalho atrativo durante essas 3 décadas, existe todo um suporte nos bastidores.

De acordo com a diretora de Cultura, anualmente, acontece um encontro de coordenadores e professores do folclore alemão, em Gramado/RS.

O evento objetiva a troca de experiências e capacitação das pessoas diretamente envolvidas, como o professor Rudinei Schroeder, coordenador do Schroederland Vollkstanzgruppe, que sempre tem novos passos para ensinar aos alunos.

Neiva ressalta que a administração do prefeito Felipe Voigt acredita na importância do folclore alemão no município e sua continuidade. Pensando nisso, em sua primeira gestão, ele criou o cargo de coordenador de Danças Folclóricas e o professor Rudinei, que esteve à frente do grupo desde a sua criação, foi efetivado através de Concurso Público.

“O Município de Schroeder, através da Gestão de Cultura, parabeniza o grupo pelos 30 anos de existência e pelo sucesso alcançado em propagar as tradições germânicas e o nome da cidade”, diz a diretora de Cultura.

TRAJES

Alguns dos integrantes do Schroederland participam desde a infância do projeto. E, ao longo dos anos, os belos trajes foram mudando e acompanhando o crescimento dos integrantes.

O professor Rudinei revela que, em 1922, havia 2 turmas na mesma faixa etária, de 9 a 14 anos. Porém, uma turma ensaiava nas segundas-feiras na parte da manhã, e a outra, à tarde.

“No início, o traje era revezado entre as turmas nas apresentações, ou seja, uma vez uma turma ia se apresentar com o traje e, na próxima apresentação, a outra turma o usava”, comenta.

A categoria adulta iniciou suas atividades em setembro de 2013. O grupo usou um traje do dia a dia, considerado comum em toda a Alemanha.

Traje do Adulto do dia a dia, considerado comum em toda a Alemanha

Já o figurino atual apresenta traje originário da região de Hessen, na Alemanha, inaugurado em 2017.

As categorias Mirim, Infantil e Infanto possuem um traje padrão, sendo este da região de Jamund, do Norte da Alemanha, também de 2017.

Traje atual da categoria Adulta originário da região de Hessen. Foto: Arquivo

Café Cultural vai marcar os 30 anos do Grupo Folclórico Schroederland

Um Café Cultural vai marcar os 30 anos do Grupo Folclórico Schroederland, celebrados em 2022. O evento está marcado para o dia 8 de outubro (sábado), no Parque de Eventos Alfredo Pasold, das 15 às 19 horas. As apresentações folclóricas acontecem a partir das 16h30.

“Para comemorar esta data tão especial, o grupo estará promovendo um Café Cultural aberto aos grupos que queiram se apresentar neste dia, pode ser da categoria Mirim, Infantil, Infanto, Adulto ou Máster”, comenta o professor Rudinei Schroeder.

Os cartões para o Café Cultural estão sendo comercializados apenas antecipadamente, a R$ 35 (acima 12 anos) e R$ 18 (5 a 11 anos), com os componentes do grupo.




30/09/2022 – Rádio Schroeder

SEGUE A @SCHROEDERFM.OFICIAL

(47) 3307-2435

contato@radioschroederfm.com.br
Schroeder – SC

NO AR:
AUTO PROGRAMAÇÃO