Rádio Schroeder comemora 11 anos com programação especial e sorteio de 87 prêmios
30/04/2021 17:21 em Geral

O jornalismo hiperlocal é um dos diferenciais da emissora, divulgando os principais fatos da cidade. Foto: Gênesis Costa.

Neste sábado (1º), das 5h às 22h, a Rádio Schroeder 87,5 FM fará uma programação especial de aniversário, com sorteio de 87 prêmios. A premiação será bastante diversificada, com vale-compras em lojas, almoço, bolo, cestas, entre outros. Haverá participação de cantores e locutores, deixando o dia ainda mais divertido. Toda a comunidade poderá participar pelo telefone 3307-2435 ou 98472-8222 e pelo Facebook da emissora.

Nesta data, Dia do Trabalhador, também se comemora o aniversário de 11 anos da Rádio Comunitária Schroeder 87,5 FM. Fundada em novembro de 2002, a emissora passou a funcionar de forma experimental em abril de 2010 e entrou em operação oficialmente no dia 1º de maio do mesmo ano.

A Rádio Schroeder é a única emissora da cidade que leva informação diariamente, além de entretenimento, sorteios, participação do ouvinte e utilidade pública, sendo referência não só para a comunidade schroedense, mas para toda a região em conceito de rádio comunitária com programação profissional.

A emissora conta com uma equipe completa que atende a parte de jornalismo, programas musicais, programas de entretenimento, além de educativos e religiosos. Atualmente, é dirigida pelo presidente Gabriel Fernando Fagundes ("Gabriel Junior"), com apoio de entidades do município que fazem parte da diretoria.

Atualmente, a rádio é dirigida pelo presidente Gabriel Fernando Fagundes. Foto: Gênesis Costa.

“A Rádio Schroeder vem passando por uma reestruturação no quadro de programação e, também, em sua estrutura. Estamos investindo forte na imagem da rádio e, em breve, iremos revitalizar a parte frontal da sede. A nova fachada dará mais vida ainda ao prédio”, ressalta Gabriel.

Em 2020, a Rádio Schroeder passou por reforma interna, criando a central de jornalismo e o novo estúdio, além da recepção. O jornalismo hiperlocal é um dos diferenciais da emissora, divulgando os principais fatos da cidade, sendo a rádio que mais informa o município.

“Hoje, em meio a tantas emissoras na região, a essência do rádio antigo ainda prevalece. Por exemplo, o ouvinte tem o contato direto com o locutor, então, é um contato próximo, é a comunicação com a comunidade mesmo”, garante o presidente.

Antena da Rádio Schroeder possui 28 metros de altura.  Foto: Gênesis Costa.

Grandes eventos e campanhas

Em 2019, a Rádio Schroeder 87,5 FM promoveu um evento no Dia da Criança, em parceria com o Espaço Maria Decora, que reuniu centenas de crianças no centro da cidade, com diversas atrações e personagens. O acontecimento foi sucesso e deverá ter nova edição assim que for possível, já que a pandemia impede sua realização.

A emissora ajuda diversas famílias do município através de campanhas, abrindo espaço para entidades solicitarem apoio ou divulgarem seus projetos e trabalhos. Preocupada com as causas sociais, a Rádio Schroeder divulga todas as ações em prol da comunidade, dando suporte a entidades como Corpo de Bombeiros, Rotary Club, ONGs de Proteção Animal e Igrejas.

No ano passado, foi ao ar uma programação especial em prol da menina Emanuelle Sofie da Rosa Kronbauer, diagnosticada com paralisia cerebral e que passa por intensivos tratamentos. Outra campanha abraçada pela rádio foi a do pequeno Isaac Lutes Limberger, portador da Síndrome de Apert, que passou por cirurgia em São Paulo. São muitas as lutas apoiadas pela Rádio Schroeder.

Um dos momentos mais emblemáticos da emissora ocorreu em novembro de 2020, com a cobertura das eleições em vídeo nas redes sociais. A rádio trouxe informações voto a voto, acompanhando o pleito com uma estrutura de mais de 30 pessoas envolvidas. “Atingimos a marca de mais de mil espectadores ao mesmo tempo e um total de mais de 60 mil visualizações no Facebook, e outros milhares pelo rádio. Foi um grande sucesso”, destaca Gabriel.

Recentemente, o site radioschroederfm.com.br alcançou mais de 7 milhões de visualizações em quase dois anos, com média de 300 mil visualizações por mês. O portal traz informações da cidade em todos os setores, como segurança pública, esportes, ações comunitárias, sendo bem completo e variado.

Em abril deste ano, a emissora lançou o quadro de classificados em duas edições, das 10h30 às 10h35 e das 15h30 às 15h35, de segunda a sexta-feira.

Quadro de locutores e vozes da rádio

Programação e vozes

Na programação da Schroeder FM estão vozes conhecidas como Gabriel Junior, Vilson Jordan, Fernando Berti, pastor Ivo Dreyer, Remildo Antunes, Paulo Dias, Valdir Guimarães, Idalmo Zapelini, Jair Uller, Bruno Pinheiro, Maicon Silva, Jonas Coelho, Adry Bach, Tânia Tarquini, padre Elias Oliveira, padre Reginaldo Manzotti, Djoni Lima, pastor Flavio Vieira, Rute Feliciano e Kamile Negherbon.

A Rádio Schroeder é a única emissora da região que conta com um programa pet de uma hora de duração, todo sábado, das 8h às 9h. Também possui um programa diário de música gaúcha das 17h às 18h45, além de programa italiano semanal, aos domingos, das 12h às 13h.

A cultura alemã é destaque no Bandas em Festa, de segunda a sexta, das 12h30 às 14h, e aos domingos, com 2 horas de duração, das 6h às 8h, no Deutsch Music.

A Rádio Schroeder 87,5 FM é filiada à Associação Nacional dos Radiodifusores Comunitários e das Rádios e Televisões Comunitárias e Mídias Sociais, uma entidade forte e que atua em defesa das rádios comunitárias. A Schroeder FM se mantém com o apoio do comércio, sem receber qualquer verba pública.

 Quer receber as principais notícias da região pelo WhatsApp?  Clique aqui e acompanhe em primeira mão.

COMENTÁRIOS