Primeira turma do Projeto Guardião 60+ recebe certificado nessa quarta em Jaraguá do Sul
19/11/2019 15:50 em Geral

A solenidade de entrega do certificado de participação a 27 integrantes da primeira turma do Projeto Guardião 60+ acontece nessa quarta-feira (20), a partir das 19h30, no Centro de Convivência – pavilhão C do Parque de Eventos.

A cerimônia deverá reunir cerca de 200 convidados, entre autoridades municipais, representantes dos Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul (BVJS) e familiares dos formandos.

Viabilizado por uma parceria entre o BVJS e a prefeitura jaraguaense, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação, o projeto iniciou em agosto envolvendo 30 idosos com mais de 60 anos, mas três não concluíram as 32 horas do curso ministrado por instrutores dos Bombeiros Voluntários.

Em 15 encontros semanais (às quartas-feiras) de duas horas cada, nas dependências do Centro de Convivência, os participantes receberam orientações sobre noções básicas de reconhecimento e intervenção a uma possível parada cardíaca, reconhecimento de obstrução de vias aéreas por corpos estranhos, cuidados com hemorragias, fraturas e ferimentos, prevenção a acidentes domésticos, manuseio de produtos químicos e perigosos, além de dicas de prevenção contra incêndio.

Para a secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, esses cuidados básicos ajudam a promover qualidade de vida aos participantes, “pois aprenderam a ter cuidado com eles mesmos e com seus familiares”.

De acordo com a secretária, uma das formandas – dona Josefa – teve a oportunidade de colocar em prática o que aprendeu no curso.

Na semana passada, ela almoçava com o marido quando percebeu que ele estava se engasgando e o socorreu aplicando a técnica de desobstrução de vias aéreas.

Maria Camello adianta que o Projeto Guardião 60+ terá continuidade no próximo ano, porém ainda não há data definida para o período de inscrições.

COMENTÁRIOS