Defesa Civil confirma passagem de tornado por SC
21/09/2021 20:46 em Geral

A Defesa Civil de Santa Catarina confirmou na tarde desta terça-feira (21) que um tornado causou os fortes ventos que atingiram a cidade de Seara, no Oeste catarinense. Segundo o órgão, uma supercélula com características tornádicas atingiu o município por volta das 20h de segunda-feira (20).

Quer receber as principais notícias da região pelo WhatsApp? Clique aqui.

Moradores registraram na manhã desta terça imagens de várias localidades atingidas pelo fenômeno.

A região Oeste de Santa Catarina teve também registros de chuva de granizo na manhã desta terça-feira (21). As pedras de gelo quebraram o para-brisa do carro de um padre na cidade de Bom Jesus. O município decretou situação de emergência.

De acordo com a Defesa Civil, a passagem de uma frente fria por Santa Catarina favorece a ocorrência de temporais, com raios, rajadas de vento e granizo até as 23h59 desta terça.

Chuva de granizo

Pelo menos sete cidades catarinenses que ficam na região Oeste registraram o fenômeno no início da manhã desta terça. Nas cidades de Ouro, Seara, Xanxerê, Guatambú, Marema e São Miguel do Oeste, as ocorrências foram confirmadas.

O diácono Diego Isotton, que trafegava na SC-155, próximo ao Rio Chapecozinho, por volta das 7h, viu o vidro do veículo da Paróquia São Sebastião trincar em diversos pontos com a força das pedras.

Isotton e um colega iam em direção a Chapecó para uma reunião, mas precisaram retornar em razão do mau tempo. As pedras da chuva se acumularam nas rodovias e carros e caminhões precisaram parar nas margens da estrada.

"Senti medo e apreensão, pois a toda hora parecia que o vidro viria a se estilhaçar. Sorte que a tempestade acabou", contou o diácono que teve o carro atingido pelas pedras.

Previsão do tempo

Nesta quarta-feira (22), há o início astronômico da primavera. A previsão é que as temperaturas fiquem baixas ao amanhecer. Há possibilidade de que as primeiras horas da manhã registrem 2°C na Serra. Também existe a previsão de geada para esta região.

Contudo, durante o período da tarde, as temperaturas sobem e pode fazer 28°C no Oeste do estado.

COMENTÁRIOS