Clima frio também exige cuidados com pets para evitar gripe canina e outras doenças
29/07/2021 20:57 em Geral

O clima frio também pede cuidados mais acentuados com os pets. Assim como os humanos, os animais não devem passar frio ou ser expostos a temperaturas muito baixas.

Existem algumas doenças que, com os dias gelados, tendem a se apresentar, como é o caso da “gripe canina”, mais conhecida como “tosse dos canis”. Seus sintomas são tosse, espirros, secreção nasal e até falta de apetite. Essa doença é tratável, mas causa muito incômodo ao bichinho.

Portanto, mais importante que tratar é prevenir. Claro que você pode vacinar anualmente seu amigo peludo desta doença, além de ter cuidados como verificar ele está bem quentinho e agasalhado mesmo estando no quintal.

Os gatos podem também adoecer neste período. O complexo respiratório felino tem como sintomas conjuntivite, espirros, secreção serosa ocular e nasal, falta de apetite, emagrecimento e é mais comum do que se imagina.

Tem o nome de “complexo” porque está relacionado com mais de um tipo de agente etiológico, presentes na vacina quíntupla, que pode ser aplicada em nossos bichanos a partir de dois meses de idade.

Embora nossos amiguinhos tenham temperatura corporal mais elevada que a nossa por causa dos pelos, não significa que eles não sintam frio. Então fique ligado, proteja seu amigo de quatro patas do frio e das doenças também.

COMENTÁRIOS